Cidades do Norte e Noroeste Fluminense registram 191 casos suspeitos de Covid-19
Paula Vigneron e Virna Alencar 26/03/2020 11:06 - Atualizado em 02/04/2020 16:21
Laboratório no Rio de Janeiro
Laboratório no Rio de Janeiro / Divulgação
Subiu para 191 o número de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) nos municípios do Norte e Noroeste Fluminense nesta quinta-feira (26). Até o início da noite dessa quarta-feira (25), os dados apontavam 162 suspeitas na região. Em Santo Antônio de Pádua, uma adolescente de 13 anos está em estado gravíssimo e outras cinco pessoas estão com suspeita da doença. O município de Bom Jesus do Itabapoana registrou mais quatro casos suspeitos, chegando a 15 na cidade. Cardoso Moreira também apresentou mais um caso e o município contabiliza dois casos suspeitos. No final da noite de quarta, a Prefeitura de Itaperuna - município que apresenta maior número de casos suspeitos na região - informou que os pacientes em monitoramento foram de 57 para 76. Já a cidade de Campos, segundo último boletim epidemiológico divulgado, descartou mais três casos suspeitos e, até o momento, tem um caso confirmado de Covid-19 e 13 sob investigação.
Durante uma coletiva da Coordenadoria de Combate ao COVID-19, transmitida através de uma rede social da Prefeitura de Santo Antônio de Pádua, o médico Dr. Marco Antônio informou sobre os casos suspeitos no município. "Vamos tentar transferir uma menina de 13 anos, asmática, com o pulmão extremamente comprometido, que deu entrada na Casa de Saúde ontem, foi realizada uma tomografia, que teve o pior resultado possível e que seria típica de Covid-19", declarou.
Por meio de nota, a secretaria de Saúde de Itaperuna explicou que todos os pacientes com sintomas da doença estão em isolamento domiciliar, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e sendo monitorados. “Pedimos mais uma vez: se possível, fique em casa. Essa luta é de todos nós”, afirmou o órgão.
Na manhã desta quinta-feira (26), a secretaria municipal de Saúde de Bom Jesus divulgou novo boletim, com mais quatro casos suspeitos de Covid-19. O órgão explicou que, “no momento, a equipe da vigilância epidemiológica municipal está monitorando os pacientes suspeitos”.
Em Macaé, entre o final da tarde dessa quarta-feira e o início da manhã desta quinta, mais cinco casos suspeitos foram notificados por meio do Centro de Triagem do Doente por Coronavírus. Os pacientes já foram colocados em isolamento domiciliar. Com isso, são 46 suspeitos e 11 foram encaminhados a unidades de Saúde para investigação.
Já o município de São Fidélis, de oito pessoas que apresentaram sintomas de Covid-19, cinco estão em isolamento domiciliar e três, em isolamento hospitalar.
Em São João da Barra, a Secretaria Municipal de Saúde registra sete casos suspeitos de coronavírus. Todas as amostras já foram enviadas ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen), no Rio de Janeiro, e o município aguarda os resultados. Dos sete pacientes suspeitos, um está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na sala de isolamento da Santa Casa de Misericórdia, na sede do município. Trata-se de uma idosa que esteve no Rio de Janeiro há 15 dias. A princípio, o caso clínico é de pneumonia bacteriana, mas foi realizado o exame para confirmar o diagnóstico. Os outros seis pacientes seguem isolados em casa, acompanhados diariamente por equipes médicas.
Outras cidades da região que monitoram casos suspeitos são: Miracema (6), São Francisco de Itabapoana (3), Itaocara (2), Italva (2), Carapebus (2), Varre-Sai (1), Porciúncula (1) e Cambuci (1).
Redução — O município de Campos descartou na tarde desta quinta-feira (26), mais três casos suspeitos de coronavírus e, entre os 13 casos que seguem sob investigação, oito estão em isolamento social e quatro internados. 
Em vídeo divulgado nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Miracema, o prefeito Clovinho Tostes informou na tarde desta quinta-feira (26), mais dois resultados negativos para Covid-19. "Nós tivemos 10 casos de pedidos de exames, dois deram negativos e hoje saíram mais dois resultados negativos para o município. Então, isso significa que nós temos seis pedidos de exames ainda. Esses pacientes estão bem, estão em casa fazendo a sua quarentena e aguardando os resultados. Vamos ficar em casa até a segunda ordem", declarou.
Porciúncula também apresentou redução no número de casos suspeitos de coronavírus. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, nessa quarta, foram recebidos dois resultados das três amostras enviadas ao Lacen-RJ. Os dois exames deram negativo para a doença. O terceiro resultado ainda está sendo aguardado, e o paciente segue em isolamento domiciliar.
A secretaria de Saúde afirmou que mantém o protocolo da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde para que a população fique em casa. “Esta semana é de extrema importância no controle do vírus. Pedimos que a população fique em casa, evite contatos físicos e faça a higiene corretamente, principalmente das mãos. Ainda não estamos fora de perigo”, afirmou o secretário Adriano Monteiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS