Pais de alunos pedem mais vigilância nas unidades escolares
Virna Alencar 10/03/2020 20:44 - Atualizado em 13/03/2020 17:59
E.M. Dr. Luiz Sobral
E.M. Dr. Luiz Sobral
Pais de alunos de escolas municipais de Campos fizeram um apelo, ontem, por mais segurança nas proximidades das unidades de ensino. Somente após o Carnaval, oito unidades escolares e duas de saúde foram arrombadas e furtadas. Dos imóveis foram levados eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos e até merendas. Um possível envenenamento de merenda na Escola Municipal Dr. Luiz Sobral, no Jardim Carioca, está sendo investigado. Material, inclusive água, foi coletado e encaminhado para perícia, mas o resultado do laudo para confirmar ou descartar a presença do raticida chumbinho ainda não foi divulgado.
As investigações pela Polícia Civil seguem sob sigilo, mas uma nova estratégia para inibir as invasões que vem ocorrendo a cada fim de semana será estudada em reunião hoje, entre as polícias Civil e Militar e representantes da Prefeitura, que, por sua vez, através da Guarda Municipal e do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), intensificou o patrulhamento na região das unidades escolares. Para se sentirem mais seguros, pais pedem vigilância noturna e nos fins de semana, por guardas municipais.
O autônomo João Carlos Bento, 35 anos, falou sobre a sensação de insegurança ao deixar a filha, de 10 anos, na E.M. Dr. Luiz Sobral, onde ela estuda há cinco anos. “O papel da guarda civil municipal é proteger o patrimônio público da cidade, e as escolas são espaços públicos. Nas proximidades da escola têm duas escolas particulares e porque elas também não foram arrombadas? Algo está errado. A escola sequer tem câmeras de segurança. Não é culpa da comunidade, nem responsabilidade dos diretores fazer segurança noturna na unidade”, questionou.
Responsável pela sobrinha, uma estudante de 11 anos, Valéria Antunes, 41, disse que por conta das ações criminosas, a sobrinha ficou uma semana sem aula. “Nós nos programamos em deixar nossos pequenos na escola para trabalhar e, quando chegamos, nos deparamos com esses problemas. E como fica a cabeça da gente, que também tem responsabilidade com o próprio trabalho?”, questionou.
O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, disse que um patrulhamento específico foi montado nas proximidades das unidades onde ocorrem os eventos delituosos. “A PM está desenvolvendo um trabalho em conjunto com a Polícia Civil para chegarmos a autoria dos crimes. Um policiamento ostensivo está sendo construído e devidamente orientado com base nesse delito que é um furto extremamente difícil de ser detectado, porque ocorre intramuros, e a patrulha que passa na porta muitas vezes não tem visão. A orientação é que os policiais parem e façam a ronda a pé nesses pontos. Acredito que, com isso, vamos conseguir controlar essa onda desse tipo de delito”, declarou.
Das oito unidades escolares com registros de furtos com arrombamento, seis são da área da 146ª Delegacia de Polícia (Guarus). “Estamos caminhando na apuração dos casos e evoluímos bastante nas investigações na última semana. No entanto, não podemos ainda fornecer dados sobre a investigação”, declarou o delegado titular da DP de Guarus, Pedro Emílio Braga. Ele acrescentou que, para traçar novas estratégias para inibir as práticas, uma reunião acontece hoje, com representantes da Polícia Civil, da PM e da Prefeitura.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS