'Luta por justiça' entra em cartaz nesta quinta no Kinoplex Avenida
Matheus Berriel 11/03/2020 14:23 - Atualizado em 24/03/2020 18:18
Filme dirigido por Destin Daniel Cretton é um drama biográfico, tendo como temática a segregação racial
Filme dirigido por Destin Daniel Cretton é um drama biográfico, tendo como temática a segregação racial / Divulgação
Duas semanas após estrear no Brasil, o premiado filme estadunidense “Luta por Justiça” (Just Mercy, 2019), dirigido por Destin Daniel Cretton, chega nesta quinta-feira (12) ao Kinoplex do shopping Avenida 28, em Campos. Dirigido por Destin Daniel Cretton, Baseado em fatos reais, o longa-metragem é um drama biográfico que narra a história do então jovem Bryan Stevenson (Michael B. Jordan), um advogado recém-formado em Harvard que segue um caminho diferente: começa a trabalhar em casos de condenados no corredor da morte que aparentemente não tiveram julgamento adequado. A duração é de duas horas e 16 minutos. Classificação: 14 anos. Sessões diárias, às 18h10, legendadas, na sala 5.
— A história se passa no Alabama, estado sulista com forte histórico de segregação racial, e traz o racismo como um dos elementos principais da produção. Tanto Stevenson quanto o condenado Walter McMillian (Jamie Foxx) são negros, e o caso expõe todo o problema de um sistema penal que julga e condena convenientemente segundo os seus interesses e de acordo com a cor da pele dos acusados — explica o publicitário e cinéfilo Felipe Fernandes, crítico de cinema da Folha da Manhã.
Ao lado de Eva Ansley (Brie Larson), advogada local igualmente comprometida com os direitos dos presos, Bryan Stevenson estabelece um modesto escritório para assumir os casos mais desafiadores. O ano é 1989, mas andar pelas dependências do instituto correcional W.C. Holman é como voltar ao Sul antes da conquista dos direitos civis.
— É um filme com um grande elenco, que aborda um tema infelizmente sempre atual, com o diferencial de ir além e provocar a reflexão sobre a questão da pena de morte — pontuou Felipe Fernandes.
Com estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto, em 06 de setembro de 2019, “Luta por Justiça” foi bem aceito pela crítica Ganhou do Conselho Nacional de Revisão o Prêmio Libertade de Expressão. Pela Associação Afro-Americana de Críticos de Cinema, foi listado entre os 10 melhores filmes do ano, além de ter faturado o prêmio de melhor ator coadjuvante com Jamie Foxx. No NAACP Image Awards, foram quatro conquistas: excelente filme, melhor ator em filme (Michael B. Jordan), melhor ator coadjuvante em filme (Jamie Foxx) e melhor conjunto elenco de um filme. Em fevereiro, foi eleito o filme do ano no American Black Film Festival, onde Jamie Foxx voltou a brilhar, desta vez ficando com o prêmio de Excelência nas Artes.
Outras estreias — Também estreiam hoje no Kinoplex Avenida: “Terremoto” (The Quake, 2018), de John Andreas Andersen; Bloodshot (2020), de David S. F. Wilson; e Solteira Quase Surtando (2020), de Caco Souza

ÚLTIMAS NOTÍCIAS