5 Mitos do Corona Vírus
5 mitos sobre a proteção contra o coronavírus
Previna-se da desinformação sobre as melhores maneiras de prevenir a Covid-19
 A cada dia surgem novas notícias sobre o coronavírus, mas nem todas são verdadeiras: existem muitas informações erradas circulando por aí sobre a melhor forma de se proteger da Covid-19. Confira a seguir cinco mitos que já foram desvendados pelo The New York Times e pelo UOL e capriche na prevenção.
 Gargarejo com vinagre mata o vírus
Mito
 Não é verdade que fazer gargarejo com água, sal e vinagre mata o novo coronavírus, como diz uma mensagem compartilhada nas redes sociais. O vírus infecta as células do pulmão, e não as da garganta ou do nariz, que são apenas sua porta de entrada no nosso organismo. A única coisa que o gargarejo pode fazer é aliviar a coceira na garganta.
 Higienizar as mãos, com álcool em gel ou com água e sabão, ainda é uma das maneiras mais efetivas para se proteger da Covid-19Higienizar as mãos, com álcool em gel ou com água e sabão, ainda é uma das maneiras mais efetivas para se proteger da Covid-19
 Alho evita a contaminação
Mito
Alguns componentes do alho podem até reforçar o sistema imunológico mas, segundo a Organização Mundial da Saúde, não existe evidência científica de que o consumo de alho proteja as pessoas do novo coronavírus.
 É bom aumentar a dose de vitamina C
Mito
 A vitamina C não é eficaz para proteger o organismo do novo coronavírus, então de nada adianta ficar tomando esse suplemento como sugere outra mensagem que vem circulando nas redes. Até o Ministério da Saúde já se pronunciou sobre isso: "não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico milagroso ou vacina que possa prevenir a doença”.
 Todo mundo deve usar máscara
Mito
 A recomendação médica é a de que pessoas saudáveis e sem sintomas da Covid-19 não usem máscaras cirúrgicas, pois elas não foram feitas para nos proteger de uma infecção viral --a maioria é solta demais para ser eficiente. Elas só servem para evitar que uma pessoa infectada transmita o vírus.
 Devemos usar luvas
Mito
 Muita gente pensa em usar luvas para apertar botões de elevador ou para se segurar no transporte público, mas essa estratégia não é eficiente, pois a própria luva pode ser contaminada nesses contatos. O melhor mesmo é lavar a mão com água e sabão e não tocar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Helô Landim

    [email protected]