No meio de uma crise mundial, paulista tem atitude empática
16/03/2020 17:11 - Atualizado em 16/03/2020 17:14
"Essa doença é sobre o outro, não é sobre nós". Foi assim que uma paulista justificou sua iniciativa de colocar no elevador social do prédio onde mora um comunicado disponibilizando-se a ajudar seus vizinhos idosos em caso de necessidade.
No meio de uma crise mundial, a paulista dá uma aula de cidadania, e também nos lembra a razão de sermos diferentes das máquinas fazendo uma releitura da sabedoria que vem da Grécia antiga, berço do pai da medicina, Hipócrates: "Toda e qualquer morte humana deveria nos sensibilizar pelo simples fato de fazermos parte da humanidade".
De fato, as evidências científicas, até o momento, revelam que a Covid-19 é muito mais grave entre os idosos, justamente o grupo etário que mais cresceu nos últimos anos no Brasil, segundo dados do IBGE. A taxa de mortalidade, entre eles, chega aos 15%, especialmente para os que já passaram dos 80 anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas mais frequentes no início da doença são a associação de febre e dificuldade para respirar. Diante da fragilidade dessa população [dos idosos], é essencial que as pessoas assumam comportamentos de proteção.
Veja como você pode proteger-se e também aos outros (inclusive seus vizinhos)
Lavar as mãos: Antes de comer, depois de usar o banheiro, após assoar o nariz, tossir, espirrar;
Depois de ter estado em locais públicos;
Após ter tocado superfícies em locais públicos;
Após tocar outras pessoas.
Outros cuidados
Evite aglomerações;
Evite locais com pouca ventilação;
Limite a circulação o máximo possível. Caso precise sair para fazer compras, escolha horários de menor pico ou peça ajuda para pessoas conhecidas;
Evite o uso de transporte público, especialmente nos horários de pico;
Mantenha-se fisicamente ativo, mas prefira exercitar-se em locais arejados, de preferência ao ar livre.
 
 
 
*Com informações do UOL VivaBem

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Helô Landim

    [email protected]