O Poder Preventivo do Vinho e a História da Vinícola Don Guerino
29/03/2020 13:02 - Atualizado em 29/03/2020 13:11
COLUNA DE VINHOS
Por João Ricardo Rodrigues
O vinho e a saúde tem sido associados há muito tempo.
O vinho é uma bebida produzida a partir da fermentação de uvas. O suco alcoólico resultante é riquíssimo em diversos componentes químicos que são benéficos para a saúde.
  
 
O consumo regular e moderado de vinho tinto, uma taça diária de preferência durante o almoço ou jantar, está associado à longevidade e à prevenção de algumas doenças. Estudos clínicos indicam que o vinho pode proteger contra doenças cardiovasculares, arteriosclerose, hipertensão, certos tipos de câncer, diabetes tipo 2, distúrbios neurológicos, e síndrome metabólica.
A substância presente no vinho mais estudada por seus benefícios é o resveratrol, um polifenol encontrado em mais de 70 espécies de plantas, e nas uvas, especialmente nas sementes e na película de uvas escuras. Quanto mais intensa a cor do vinho, maior o conteúdo de polifenóis. Em decorrência disso, a concentração de resveratrol é mais elevada no vinho tinto.
  
 
O resveratrol é responsável por grande parte dos conhecidos benefícios do vinho: antioxidante, cardioprotetor, antiviral e quimio preventivo de câncer. Além disso, suas propriedades também são estudadas por benefícios estéticos, como o retardamento do envelhecimento da pele.
 
 
A boa notícia é que os vinhos brasileiros, além de serem bons, tem uma quantidade maior de resveratrol!
  
 
Uma avaliação inédita feita pelo Laboratório Lavin, de Flores da Cunha, especializado em análises de bebidas, a partir de uma provocação da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS, apontou que os vinhos da Serra Gaúcha têm 3,5 vezes mais resveratrol do que seus principais rótulos concorrentes sul-americanos e europeus. A média de resveratrol dos seis vinhos brasileiros da serra gaúcha analisados foi de 3,51 mg/L, ante 0,95 mg/L dos rótulos importados. Ou seja, na média, os seis vinhos da serra gaúcha têm 3,5 vezes mais resveratrol do que os 12 rótulos importados mais vendidos no Brasil.
A Uva
A Teroldego é uma uva tinta da região do extremo norte de Trentino - Alto-Adige, nordeste da Itália e possui apenas uma denominação de origem para seus vinhos varietais – Teroldego Rotaliano DOC.
  
 
Curiosidade: A primeira vez que o vinho utilizando essa uva foi mencionado (que se tem registro) foi em 1840 em Cognola na Itália, em um contrato que dizia haver uma quantidade de “bons vinhos Teroldego”.
  
 
Estudos com bases no DNA, atestaram que a Teroldego tem parentesco com a uva Dureza, que por sua vez é a mãe da Syrah da qual a Teroldego apresenta algumas características semelhantes.
 
A Teroldego é uma uva roxa de cor escura e cascas firmes da qual são elaborados desde vinhos jovens e agradáveis, até vinhos de guarda que podem envelhecer por décadas. Os vinhos elaborados a partir da uva Teroldego apresentam excelente e profunda coloração, no corte a uva Teroldego é responsável por acrescentar cor a mistura, apresenta aromas frutados com corpo de médio para encorpado.
No Brasil ela não venho junto com os primeiros imigrantes mas sim com às gerações de enólogos, descendentes destes, que realizaram o caminho de volta para as regiões de origem de suas famílias a fim de ter contato com sua própria história e buscar formação especializada e sendo para muitos vinicultores a presença de aromas e sabores que povoam a lembrança tênue das raízes familiares que ficaram no solo do Vêneto e do Trento.
 
 
A Vinícola
 
 
Localizada em Alto Feliz, na Serra Gáucha, a Don Guerino é uma vinícola familiar moderna, que encanta pela qualidade de seus vinhos, pela sua arquitetura e pela belíssima paisagem de vinhedos em seu entorno.
A paixão pela vitivinicultura vem atravessando gerações na família desde 1880, quando vieram os primeiros imigrantes, do Trento, norte da Itália, para o sul Brasil.
 
 
No ano 2000, Osvaldo Motter, quarta geração, coloca em prática o sonho de elaborar vinhos finos Premium adquirindo uma nova propriedade de terras em Alto Feliz, RS, iniciando a implantação de castas nobres europeias já vislumbrando uma vinícola com arquitetura voltada ao enoturismo; projeto finalizado em 2007, homenageando o pai, Guerino Motter.
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Em uma área de 55 hectares de vinhedos próprios, um Terroir privilegiado, com micro clima particular, localizado a 450 metros de altitude, marcado pela constante exposição solar e ventilação, solos argilosos e vermelhos, com um clima temperado dão tipicidade única para a produção de vinhos Premium onde são cultivadas as tradicionais castas de origem francesa: Chardonnay, Sauvignon Blanc, Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat. Ainda com destaque especial para as cepas Teroldego e Moscato Giallo, ambas de origen italiana e que fazem parte de alguns de nossos vinhos emblemáticos. Completando a lista de castas cultivadas, as uvas Malbec e Torrontés, introduzidas por nosso enólogo Bruno Motter, durante sua faculdade na Argentina.
 
 
Dedicada na elaboração de vinhos, espumantes e sucos, atualmente os vinhos Don Guerino têm recebido várias premiações em concursos nacionais e internacionais sendo comercializados em todo território nacional e também exportados para sete países do mundo (EUA, Reino Unido, Dinamarca, Suíça, Suécia, Alemanha e Áustria).
A Don Guerino oferece opções de enoturismo (com reserva prévia) proporcionado ao visitante conhecer nossos vinhedos, todo processo de elaboração e o conceito dos vinhos.
 Fotos e informações obtidas no site da Vinicola Don Guerino. www.donguerino.com.br
O Vinho
 Vinho Don Guerino Teroldego Origine 1880, safra 2018.
 
 
 
O rótulo é uma homenagem ao ano de 1880 que marca a data em que a família emigrou da Itália e firmou raízes no sul do Brasil.
 
 
 
 
 
 
Visual: cor vermelha rubi intensa, lagrimas firmes e límpida;
 
 
 
 
 
 
Aromas: frutas negras maduras, cassis e ameixa, chocolate, café e um leve tostado;
 
 
 
 
 
 
Em Boca: vinho bem estruturado, com taninos macios e acidez na medida certa, encorpado com final longo e agradável.
 
 
Teor Alcoólico: 13,5%
 
 
Amadurecimento: 6 meses em carvalho francês e americano
 
 
Temperatura de Serviço: 16°C a 18°C
 
 
Preço médio: entre R$ 60,00 e R$ 70,00
 
 
 
 
 
 
 
 
Harmonização: churrasco, cordeiro, pancetta, pizza, hambúrguer, charcutaria e queijos fortes.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]