A Uva que veio do Piemonte e a Casa Perini
14/03/2020 18:50 - Atualizado em 14/03/2020 18:56
COLUNA DE VINHOS
Por João Ricardo Rodrigues
Hoje a nossa uva vem lá do Piemonte na Itália e da qual são elaborados os vinhos mais consumidos na região.
  
A uva
A Barbera é uma das uvas mais cultivada da Itália juntamente com a Sangiovese e a Montepulciano. A Barbera nasceu na região noroeste, no Piemonte onde sua história provavelmente remonta ao século 13. No Piemonte podemos encontrar duas Denominações de Origem famosas na elaboração de vinhos com a Barbera, que são a Denominazione di Origine Controllata e Garantita – DOCG Barbera d'Asti e a Denominazione di Origine Controllata – DOC Barbera d'Alba.
 

 
 
A maioria dos vinhos elaborados com a Barbera, que na Itália são conhecidos como o vinho do povo, são simples e de baixo custo, sem passagem por barrica, para o consumo do dia a dia, mas também é muito utilizada em vinhos mais elaborados e complexos. São uma opção para o dia a dia, já que os vinhos elaborados por outra uva famosa na região a Nebbiolo (Barolo e Barbaresco) são vinhos caros e para ocasiões especiais
 
 
Os vinhos mais complexos passam por barricas de carvalho que agrega aos vinhos, normalmente leves e simples, um caráter mais estruturado e aromático, e pode também incrementar um pouco seu potencial de guarda.
 
 
No nariz geralmente apresenta aromas frutados, frutas vermelhas, pouco tanino e alta acidez natural.
 
 
 
  
O vinho elaborado com a Barbera é um vinho gastronômico, ele é perfeito para harmonizações na hora das refeições. É uma boa combinação com massas em molho de tomates frescos, queijos amarelos, cogumelos, carnes leves e aves, vai bem em almoços e em temperaturas mais quentes.

Foi uma das primeiras uvas cultivadas pelos italianos no Brasil também tem se destacado em países como Austrália, Argentina, Estados Unidos.
 
A Vinícola
A História da Casa Perine começa em 1876 com a chegada ao Brasil dos primeiros imigrantes da família Perine, em 1929 João Perini filho desses imigrantes começou a elaborar seus primeiros vinhos de forma artesanal no porão de sua casa, quando os fornecia para cerimônias festivas da comunidade local, no Vale Trentino, em Farroupilha.

Quatro décadas após o patriarca iniciar sua modesta produção, seu filho Benildo Perini viria a promover mudanças maiores. Em outubro de 1970 resolve ampliar os negócios da família, fundando a Casa Perini. Outro grande passo na trajetória da Casa Perine se deu em 2005 com a aquisição da unidade vinícola da Bacardi Martini em Garibalde – RS, que agregou tecnologia e aumentou a capacidade de produção.
 
 
A partir de 2010 foi pioneira na implantação do sistema de rastreabilidade, com o qual é possível rastrear todo o caminho do vinho, desde o vinhedo até a garrafa.
 
 
 
A Casa Perini está localizada na Serra Gaúcha, mais especificamente no Vale Trentino, região montanhosa propícia para o cultivo de videiras. Por apresentar invernos rigorosos, verões quentes com noites amenas, solo e altitude adequados, a região produz uvas de qualidade superior, excelentes para a elaboração de sucos, vinhos e espumantes. 
 
 
A Vinícola oferece uma excelente estrutura para o enoturista contando com lojas, espaço para degustação, visita as instalações, bike tour e curso.
 A vinícola também possui loja virtual.
 Fotos e informações obtidos no site da vinícola: casaperini.com.br
 
 
 
 
 O Vinho
 Casa Perini Vitis Barbera, safra 2017
 A linha foi lançada após mais de 10 anos do plantio das videiras, momento no qual se percebeu que as mesmas haviam revelado sua tipicidade na região.
 
 
No visual: cor rubi, límpido, brilhante;
 Olfato: apresenta frutas vermelhas, ameixa, cereja e morango e especiarias.
 No Paladar: acidez presente na medida, taninos bem amaciados, leve para médio corpo, um vinho muito bem elaborado e gastronômico que pede uma comida.
Não passa por barrica.
 Graduação alcoólica: 12,5% vol.
 Preço médio: R$ 60,00 e R$80,00
 Vinho adquirido na loja virtual: /bebidasdosul.com.br/wine/
Harmonização: Carnes pouco condimentadas, pizzas e pratos à base de molho de tomate.
...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]