Deputado apresenta proposta para Estado do Rio custear formação em Medicina
Deputado Jair Bittencourt apresenta proposta para Estado do RJ custear formação em Medicina



O governador Wilson Witzel analisa proposta apresentada pelo deputado estadual Jair Bittencourt (PP) para que seja autorizada a criação de um programa de bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições de ensino superior privadas em cursos de graduação em Medicina no Estado do Rio.



O programa será destinado a estudantes vindos do ensino médio de instituições públicas e particulares, que estudarão na condição de bolsistas, desde que comprovem a impossibilidade de arcar com o pagamento do curso e, após a sua conclusão, prestem serviços nas unidades de saúde do Estado por, no mínimo, três anos.



“Além de devolverem o importante investimento que o governo estará fazendo em suas carreiras prestando serviços à população fluminense, tão carente de atenção básica em saúde, esses jovens formandos ainda levarão em troca a experiência adquirida na prática, indispensável na formação médica”, afirma o deputado Jair Bittencourt.



Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, as faculdades de Medicina da Argentina, do Paraguai e da Bolívia já reúnem 65 mil brasileiros, ou seja, um terço do total de alunos de Medicina de todo o Brasil.



“Estamos exportando talentos e diminuindo as chances de nossa população ter acesso a mais qualidade de vida. Abrir oportunidades para esses jovens significa, em médio prazo, mais vidas sendo salvas e um importante estímulo para a formação de novas gerações de profissionais de saúde no Estado do Rio de Janeiro”, conclui Jair Bittencourt.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]