Tráfico de Pessoas
- Atualizado em 10/03/2020 18:46
Fonte: Politize!
Fonte: Politize!
No dia 29 de janeiro a Secretaria Nacional de Justiça, em parceria com a Polícia Federal começou a distribuir um folheto com informações sobre prevenção e combate ao tráfico de pessoas. Nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Ceará, Pará e Amazonas, quando as pessoas forem retirar seus passaportes em uma unidade da Polícia Federal, receberão o folheto, cuja tiragem inicial foi de 500 mil exemplares. Os Estados do sudeste foram escolhidos por serem os maiores emissores de passaportes, Goiás e Ceará em razão do grande número de denúncias, e os Estados do Norte em razão do grande fluxo de venezuelanos. O objetivo principal da ação é combater a subnotificação desse tipo de crime.
Mas o que é o tráfico de pessoas? Consiste no ato de comercializar, escravizar, explorar e privar vidas, ou seja, por meio de ameaça ou uso da força, a vítima perde sua liberdade a passa a ser explorada por outra pessoa. É uma das atividades criminosas que teve maior expansão nas últimas décadas e hoje é considerada o terceiro negócio ilícito mais rentável do planeta, ficando atrás comente do tráfico de drogas e armas. É uma prática que não exclui países e muito menos indivíduos, mesmo que atinja em número maior mulheres, crianças e adolescentes.
É um crime que atinge de forma muito mais grave países marcados por instabilidade política, pobreza e desigualdades econômicas. Com promessas de trabalho no exterior e altos retornos financeiros, os traficantes conseguem iludir as vítimas que muitas vezes passam por dificuldades financeiras. Segundo estudos da Organização Mundial do Trabalho, o tráfico de seres humanos movimenta 32 bilhões de dólares por ano e 79% das vítimas são destinadas à prostituição, vindo a seguir o comércio de órgão e o trabalho escravo. Segundo divulgado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, durante o ano de 2018, foram registradas na ouvidoria 159 denúncias de tráfico de pessoas no Brasil.
Portanto a inciativa de informar as pessoas no momento da entrega do passaporte sobre como ocorre o tráfico de pessoas é uma excelente forma de alertar aquelas que podem estar sendo vítimas e não tem a consciência do fato. Essa atuação preventiva aliada às investigações que possibilitem o desmantelamento das quadrilhas é a melhor forma de combater o crescimento da atividade criminosa. Porém, como vimos, a melhoria das condições socioeconômicas também é essencial. Um país sem oportunidades, com um péssimo sistema educacional e que perpetua desigualdades sociais sempre será um “prato cheio” para os oportunistas mundo afora.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Roberto Uchôa

    [email protected]