O que levar para casa nessa crise
- Atualizado em 20/03/2020 09:52
BrazilJournal
Nesse período turbulento de crise sanitária, era previsível o medo de desabastecimento em supermercados, o que felizmente não tem ocorrido, ao menos por enquanto.
A recomendação fundamental de prevenção da COVID-19 é o isolamento no lar.
O que acaba fazendo com as pessoas comprem mais em menos vezes, na intenção de estocar e obviamente sair menos de casa (por favor!). 
Dessa forma, compra-se muita coisa que não apresenta validade prolongada. Muitos alimentos irão se perder nesse afã. 
A nossa sugestão, tanto em termos de reforço imunológico, quanto de resistência do alimento na despensa é o consumo de proteínas de alto valor biológico como sardinha em lata, leites em pó e atum enlatado.
Os iogurtes, coalhadas e requeijões também resistem um bom período, dependendo do prazo de validade e conservação em geladeira.
As latas não devem estar amassadas /avariadas nem com sinal de ferrugem, mesmo que mínimo.
Acompanhamentos como milho em conserva, ervilhas, grão de bico e seletas de legumes são bem práticos também. 
Pode-se fazer conservas de legumes em casa, para os que preferirem. Basta utilizar um recipiente de vidro com tampa rosqueável, os de palmito são bons para esta finalidade. 
Ferva uma panela de água, coloque o vidro destampado (e a tampa) na água fervente por 15 minutos. Retire, aguarde esfriar e coloque o alimento bem cozido, ainda bem quente, preencha com água fervente (pode ser com sal e/ou vinagre). 
Importante deixar o mínimo de espaço aéreo no vidro e tampe bem. 
A durabilidade passa dos 5 meses. Lembrando que após abertas todas as conservas devem ser consumidas em até duas semanas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Leonardo Gama

    [email protected]