Governo do Estado homologou decretos de emergência da região
- Atualizado em 21/02/2020 08:37
Emergência
O Governo do Estado homologou nessa quinta-feira (20), no Diário Oficial, os decretos de emergência dos municípios de São Francisco de Itabapoana, Porciúncula, Natividade, Laje do Muriaé, Itaperuna e Italva, que sofreram com as enchentes em janeiro. O prazo é de 180 dias a partir do desastre e permite às prefeituras a contratação de obras e serviços de emergência sem licitação. Além disso, após reunião com deputados da região, o governador Wilson Witzel (PSC) anunciou a liberação de uma verba de R$ 20 milhões destinada à recuperação de estradas rurais nas regiões mais atingidas.
Ponto facultativo
Foi publicado no Diário Oficial dessa quinta-feira (20) o decreto do prefeito Rafael Diniz (Cidadania) que determina ponto facultativo na próxima segunda-feira (24) e na quarta-feira de Cinzas (26), nas repartições públicas municipais, em virtude do feriado de Carnaval. A medida segue em acordo com a Lei Orgânica do Município. O ponto facultativo não se aplica aos serviços essenciais, inclusive plantões médico-hospitalares e atendimentos médicos. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficam dispensadas do funcionamento.
Suspensa
Os petroleiros da Petrobras decidiram, nessa quinta-feira (20), suspender a greve da categoria. O anúncio foi feito pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), que representa 13 sindicatos da categoria. Está marcada para hoje uma audiência entre representantes dos trabalhadores e da estatal com o ministro Ives Gandra, do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Os petroleiros paralisaram as atividades desde 1º de fevereiro, contra as demissões previstas na Araucária Nitrogenados (Ansa/Fafen-PR), que pertence à Petrobras. A empresa, por sua vez, alega que Fafen gerava prejuízo.
Transferido
Após receber alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Coração de Sobral, no Ceará, o senador licenciado Cid Gomes (PDT) foi transferido para no final da manhã dessa quinta-feira (20) para uma unidade de saúde de Fortaleza. Em nota, a assessoria informou que Cid está conversando e respirando normalmente e que a transferência do senador ocorre por “questões familiares”. O pedetista foi atingido por dois disparos de arma de fogo ao tentar furar com uma retroescavadeira um bloqueio feito por policiais grevistas no 3º Batalhão da Polícia Militar de Sobral na última quarta-feira.
Cidadania e DH
No Carnaval deste ano, denúncias de preconceito, assédio sexual, LGBTIfobia, racismo, entre outras, poderão ser informadas, 24 horas por dia, por meio do Disque Cidadania e Direitos Humanos (0800 0234567), novo serviço lançado ontem pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Totalmente gratuito, o serviço é coordenado pela secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e passa a funcionar durante os sete dias da semana, inclusive feriados.
Cidadania e DH (II)
O novo canal de comunicação receberá ainda denúncias e reclamações sobre violações de direitos humanos, como casos de agressão, abandono, intolerância religiosa ou desaparecimento de pessoas. Além de filtrar, examinar e encaminhar as denúncias ao órgão público competente, o novo serviço funcionará como uma central de atendimento, fornecendo informações básicas, como telefones de órgãos públicos, endereços e serviços oferecidos próximo ao território do usuário.
Folia em SF
A Prefeitura de São Fidélis divulgou ontem a programação dos blocos no Carnaval. Amanhã, desfilarão: Los Praianos, Tô a Toa, Caixaceiros e Vai Tomar no Cooler. No domingo (23): Siri na Lata, Bloco do Vasco, Império da Ipuca e Galo da Madrugada. Na segunda-feira (24): Nós Concentra Mas Não Sai, Bloco do Flamengo e Sai da Minha Aba. E na terça: Carinhoso e Sem Banho. Nos quatro dias, o Terreirão do Samba abrirá às 17h e fechará às 23h30. Os horários de todos os blocos estão disponíveis no Facebook da Prefeitura.
Charge do dia:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS