Confronto virtual, após embate real de militantes
07/02/2020 08:08 - Atualizado em 07/02/2020 08:32
Polarização na planície
A polarização política no país foi outra vez evidenciada na planície, a partir do confronto entre militantes campistas de direita e esquerda na última quarta-feira, quando iria começar uma palestra com o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado nos escândalos do Mensalão e da Lava Jato. E esse clima de polarização também invade o terreno das redes sociais. Na página da Folha 1 no Facebook, onde foi postado o link da matéria, comentaristas se digladiavam defendendo um lado ou outro. Chamou atenção também o fato de alguns perfis de direita que tentaram desqualificar os militantes, do mesmo lado ideológico, envolvidos na confusão.
Suspenso
O ex-governador Anthony Garotinho (sem partido) insiste em um discurso vazio de que poderia se candidatar a prefeito no pleito deste ano. O fez também em 2018, quando chegou a se lançar na disputa ao Guanabara outra vez e, desde lá, além de não poder ser votado não pode sequer votar. Em uma simples consulta ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é possível constatar que a situação de inscrição do Título de Eleitor dele é suspenso. Se vai conseguir reverter a situação posteriormente, ou se acredita fielmente nisso, é uma outra circunstância. Fato é que hoje ele tem seu título suspenso.
Motivo
Pela Lei da Ficha Limpa, são inelegíveis, desde a condenação ou o trânsito em julgado até oito anos após o cumprimento da pena, aqueles que forem condenados à suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por ato doloso de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito. O que impediu Garotinho de concorrer em 2018, e impediria qualquer tentativa agora, é a condenação por desvios de R$ 234,4 milhões do Estado do Rio de Janeiro, em 2005 e 2006, quando ele era secretário de Governo de Rosinha Garotinho (Pros).
Educação especial
Foi publicado ontem, pela diretoria de ensino superior das licenciaturas do Instituto Federal Fluminense (IFF), edital com o quadro de disciplinas disponíveis a quem deseja frequentar as aulas das licenciaturas do campus Campos Centro na condição de aluno especial. Quem for portador de diploma de curso superior ou estiver matriculado em outra instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC poderá fazer a inscrição para cursar as disciplinas. Ao todo, há 102 vagas em cursos de várias áreas. As inscrições vão até a próxima quinta e estão sendo recebidas no setor de protocolo do campus. As aulas começam em 23 de março.
Carnaval
A folia em São João da Barra sempre foi considerada uma das melhores festas do interior do Rio de Janeiro. E, para tal, é necessário alinhar questões de segurança. Ontem, aconteceu mais uma reunião neste sentido. Realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), a reunião foi coordenada pelo secretário municipal de Segurança Pública, Anderson Campinho, e teve a participação do vice-prefeito, Alexandre Rosa (PRB). Em Campos, ficou definido que o horário máximo para realização de eventos é 1h. Já em SJB, nada definido ainda.
Ações sociais (I)
O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) vai realizar ações sociais para emissão da segunda via das carteiras de identidade e habilitação nos seis municípios fluminenses mais castigados pelos temporais do fim de janeiro. Os atendimentos serão realizados nesta sexta-feira (7) em Porciúncula, no sábado (8) em Bom Jesus do Itabapoana, domingo (9) em Cardoso Moreira, na outra sexta (14) em Natividade, no sábado (15) em Itaperuna e domingo (16) em Laje do Muriaé. As ações buscam ajudar as famílias em situação emergencial e minimizar os danos causados pelas chuvas. Todos os atendimentos serão gratuitos.
Ações sociais (II)
Já foram definidos os locais que vão receber as ações deste fim de semana. Em Porciúncula, elas acontecerão no Centro de Convenções Lions Rotary, situado à rua Joaquim Monteiro de Castro, 110, no bairro João Francisco Bráz. Em Bom Jesus, serão na Escola Estadual Governador Roberto Silveira, à rua Gonçalves da Silva, sem número, no Centro. E em Cardoso Moreira, no ginásio poliesportivo Nassib Assed, à avenida Antônio Ferreira de Medeiros, no Centro. As ações são organizadas pelo núcleo de Responsabilidade Social, ligado à coordenadoria de Educação para o Trânsito, com o apoio das diretorias de Identificação Civil e Habilitação.
Charge do dia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS