Após rompimento de dique em SJB, Defesa Civil trabalha na contenção das águas
Paula Vigneron 17/02/2020 09:17 - Atualizado em 04/03/2020 14:48
Trabalhos foram iniciados no domingo
Trabalhos foram iniciados no domingo / Divulgação/ SJB
Equipes da Defesa Civil de São João da Barra continuam atuando, nesta segunda-feira (17), na contenção das águas do rio Paraíba do Sul após o rompimento do dique na rodovia SB 02, que liga Degredo ao bairro de Fátima, na chegada do município, na noite do último sábado (15). Um trabalho preventivo está sendo realizado para que a água não chegue à BR 356, que liga SJB a Campos. Não há desabrigados e desalojados. Com a subida das águas, um idoso, de 65 anos, precisou ser socorrido. Ele andava a cavalo, próximo à sua casa, e teve se proteger em cima de uma árvore. Ele foi socorrido pela Defesa Civil, que fazia o monitoramento da área.
Coordenador do órgão, Wellington Barreto informou que, para evitar que a BR 356 seja atingida, as equipes estão tentando desobstruir canais de passagem para o fluxo das águas.
— A água está se espalhando na pastagem. A gente está fazendo um trabalho preventivo para ela não passar para a BR 356. Estamos usando máquinas para desobstruir canais. Vamos tentar vedar as comportas com sacos de área, com madeirite, até segurar. Se a gente liberar as comportas, a água vai até as propriedades. Então, primeiro, temos que limpar os caminhos que ficaram obstruídos para a água poder fluir bem e sair na lagoa de Grussaí — explicou.
Wellington afirmou que o nível do rio Paraíba do Sul em São João da Barra, cuja cota de transbordo é de 8 metros, apresenta estabilização. Na manhã desta segunda, de acordo com a última medição feita pela Defesa Civil, as águas estavam em 6,30 metros.
— O nível do Paraíba, no sábado, estabilizou em 6,45 metros. E baixou em 15 centímetros de ontem (domingo) para hoje (segunda). Agora, está em 6,30 metros. Por enquanto, não tem previsão para aumentar. Só se, em Campos, subir. Estando estabilizado em Campos, não. A tendência é baixar — assegurou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS