Parceria entre Sema e Estação Ecológica salvam Lobo-Guará
05/02/2020 17:43 - Atualizado em 19/02/2020 15:35
Lobo-guará ferido é resgatado em SFI
Lobo-guará ferido é resgatado em SFI / Ascom SFI
Através da parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) e a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG), um Lobo-Guará foi salvo, na manhã dessa terça-feira (4). O animal estava com um ferimento em uma de suas patas e caído em uma estrada, nas proximidades da EEEG.
A equipe do órgão estadual resgatou o lobo e a Sema transportou o animal até a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf). A espécie é ameaçada de extinção. A gestora da EEEG, Vânia Coelho, disse que ainda não se sabe a origem do ferimento, mas que todas as medidas foram feitas para tentar salvar o Lobo-Guará.
A secretária de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, pontuou sobre a ação. “Infelizmente, devido à caça predatória e a destruição progressiva do habitat natural de alguns animais, muitos acabam sendo mortos, inclusive enquanto fazem travessias nas estradas para buscar alimentos. Mas dessa vez, a união dos esforços das equipes foi imprescindível para salvar o lobo”, disse.
Particularidades – O lobo-guará, cientificamente conhecido como Chysocyon brachyurus, possui parentesco com os cães domésticos e também com os lobos selvagens. Suas pernas são longas e finas, orelhas grandes e sua pelagem é laranja-avermelhada. O formato da sua cabeça é muito parecido com o da raposa, com um focinho comprido e orelhas grandes. Ele habita em campos abertos e é uma espécie que não apresenta grandes riscos ao homem, só ataca caso sinta-se ameaçado. O lobo guará se alimenta de pequenos mamíferos, roedores, aves e frutos.
Com o desmatamento e a destruição do meio ambiente, o animal perde seu habitat natural. Quando sai à procura de um novo lugar para viver e se alimentar muitas vezes é atropelado ou caçado por fazendeiros.
Informações e foto: Ascom SFI

ÚLTIMAS NOTÍCIAS