Balanço do Dia de vacinação contra o sarampo
03/02/2020 21:39 - Atualizado em 19/02/2020 15:33
O Dia D de vacinação contra o sarampo, no sábado (1º), nesta primeira etapa da Campanha Estadual de Intensificação, registrou o comparecimento de 300 pessoas nas 10 unidades de saúde de São João da Barra. A campanha não chegou ao fim, prossegue até o dia 13 de março. Já no dia 15 de fevereiro acontece o Dia D, da campanha nacional.
De acordo com a coordenadora municipal de imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, Rachel Rebel, o número de comparecimento superou a expectativa. "A luta para erradicação do sarampo já tem 35 anos. A campanha contra a doença, no município, está intensificada desde setembro do ano passado", disse.
A campanha está imunizando pessoas de 6 meses a 59 anos que ainda não foram vacinadas. Crianças de 6 meses a um ano estão recebendo a dose D e, após completarem um ano, deverão voltar à unidade de saúde para iniciar o esquema vacinal. Pessoas de um a 29 anos, que tomaram a primeira dose, no prazo mínimo de um mês, deverão tomar a segunda dose ou comparecer para receber a primeira dose. Acima de 30 anos, ainda não vacinadas, a dose é única.
Na campanha nacional do próximo dia 15, seis unidades no município estarão vacinando: Unidade Mista de Saúde (UMS) Felix de Sá, na sede do município e Estratégias Saúde da Família (ESF) de Atafona, Açu, Grussaí, Barcelos e Mato Escuro.
O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.
Informações: Secom SJB 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS