NF transplantes realiza terceira captação de órgãos em menos de um mês
21/02/2020 15:32 - Atualizado em 26/02/2020 14:39
Divulgação - Supcom
A equipe do NF Transplantes realizou mais uma captação de órgãos no Hospital Ferreira Machado na manhã desta sexta-feira (21). Desta vez, o doador era um homem de 51 anos, que sofreu morte encefálica decorrente de um Acidente Vascular Encefálico (AVE) nesta quinta. Mais três pacientes que aguardam na lista de espera serão beneficiados com esta doação, que é a terceira de 2020.
O paciente era morador do Parque Leopoldina. A doação foi organizada pela irmã do homem, que é técnica de enfermagem do HFM, acompanhada de um irmão e da companheira do doador, com quem vivia há 18 anos e que assinou a autorização.
Programa da secretária de Saúde de Campos, o NF Transplantes realizou a primeira captação de órgãos no dia 25 de janeiro. Foram captados os dois rins e o fígado de um paciente de São Francisco do Itabapoana, que trabalhava com abertura de poços artesianos, e sofreu um AVC hemorrágico grave, cujo quadro evoluiu para morte encefálica.
A segunda captação aconteceu no último dia 7. Na ocasião, foram doados rins, fígado e córneas de um paciente de 46 anos, que veio a óbito no Hospital Ferreira Machado (HFM), por conta de um trauma cranioencefálico. O paciente, que era de São João da Barra, estava internado desde 31 de janeiro no HFM e morreu na quinta-feira. Os órgãos já foram transportados, no mesmo dia, por helicóptero, para o Rio de Janeiro.
Em nota, o HFM informou os órgãos captados, nesta sexta, foram os dois rins e o fígado do homem. A captação foi feita pela equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET) e os órgãos foram encaminhados ao Rio de Janeiro.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS