Rio Paraíba do Sul, em Campos, baixa 80 centímetros em 24 horas
Mário Sérgio Junior, Paula Vigneron e Camilla Silva 17/02/2020 11:00 - Atualizado em 19/02/2020 15:24
Rio Paraíba baixou nesta segunda
Rio Paraíba baixou nesta segunda / Genilson Pessanha
O rio Paraíba do Sul, em Campos, baixou mais de 1 metro desde sábado (15) e 80 centímetros em 24 horas. A medição na tarde desta segunda-feira (17) apontou 8,89 metros. A máxima alcançada foi de 9,90m, no fim de semana. De acordo com a Defesa Civil, a tendência é que o nível caia mais nos próximos dias, já que a vazão diminuiu nas nascentes. Por causa do volume da água, dois diques romperam: um em São Francisco de Itabapoana e outro em São João da Barra, inundando propriedades rurais nas duas margens do Paraíba do Sul. A situação nas localidades está normalizada. Outros municípios da região, como Cardoso Moreira e Italva, seguem em estado de alerta. Segundo a Defesa Civil regional, na manhã desta segunda, cerca de 5,8 mil pessoas ainda estavam desalojadas e desabrigadas em sete municípios do Noroeste Fluminense.
Também em Campos, o rio Ururaí registrou a cota de 3,60m, faltando 20 centímetros para atingir o transbordo. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), a probabilidade de chuva, nesta terça (18), é de 5%.
A Defesa Civil regional informou que 5.758 estavam desalojadas e 62 desabrigadas em sete municípios do Noroeste Fluminense, de acordo com a última atualização, realizada nesta segunda, pela manhã Pouco mais de 3,5 mil são residentes de Santo Antônio de Pádua. Os outros municípios com registro de pessoas que deixaram suas residências são Aperibé, Cambuci, Itaocara, Laje do Muriaé, Porciúncula e Itaperuna.
Em Cardoso Moreira, o rio Muriaé atingiu 5,18m na manhã desta terça. De acordo com a Defesa Civil, o rio tem baixado uma média de quatro centímetros por hora. Em Italva, a Prefeitura informou que o rio Muriaé chegou a 4,30m. A Defesa Civil monitora a situação, assim como em Pádua, com o rio Pomba.
— Moradores de encostas, principalmente os das proximidades do posto de saúde do Bairro Glória devem ficar atentos. Qualquer situação anormal, como inclinação de árvores, muros, rachaduras nas paredes, barulhos estranhos, que podem ser indício de movimentação de terra — alertou a Prefeitura em nota.
A orientação é que, nestes casos, seja buscado um abrigo e acionada a Defesa Civil, pelos telefones telefones 199, (22) 3851-2165 ou 193.
Diques rompidos — Equipes da Defesa Civil de São João da Barra continuaram atuando, nesta segunda, na contenção das águas do rio Paraíba, após o rompimento do dique na rodovia SB 02, que liga Degredo ao bairro de Fátima, na noite de sábado. Um trabalho preventivo está sendo realizado para que a água não chegue à BR 356. Não há desabrigados e desalojados. Com a subida das águas, um idoso, de 65 anos, precisou ser socorrido pela Defesa Civil. Ele andava a cavalo e teve que se proteger em cima de uma árvore.
Em São Francisco, a RJ 194, que funciona como um dique de proteção para propriedades rurais localizadas à margem esquerda do rio, rompeu na tarde de sábado, e três residências ficaram ilhadas. A situação, nesta segunda, está normalizada. No domingo (16), o Departamento de Estradas e Rodagens realizou uma intervenção, e a rodovia está liberada para motoristas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS