Morre a professora e ex-presidente da Apoe Lia Jeanne Goulart
Paula Vigneron e Virna Alencar 17/02/2020 10:11 - Atualizado em 18/02/2020 14:53
Sob forte comoção, mas também celebrando a esperança, familiares e amigos se despediram da fundadora e ex-presidente da Associação de Proteção e Orientação aos Excepcionais (Apoe), a professora Lia Jeanne Goulart Marins, que foi sepultada na tarde desta segunda-feira (17), no Cemitério do Caju. Lia Jeanne morreu, às 6h, aos 76 anos, de complicações respiratórias. Ela estava internada há 45 dias no Hospital Dr. Beda, em Campos. A informação foi divulgada em primeira mão no blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa, hospedado no Folha 1. O velório aconteceu na Apoe, instituição fundada por ela e pela mãe, Diva Goulart, há 55 anos.
Lia dedicou grande parte de sua vida ao magistério e à Apoe. Após a morte de Diva, há sete anos, Lia assumiu a presidência da Apoe e permaneceu à frente da gestão da unidade até 2018, quando passou a atuar como vice-presidente para poder cuidar da saúde.
Nestes 45 dias de hospitalização, ela ficou internada também no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da unidade hospitalar. Lia deixa o esposo, Nilo Sérgio Marins, e quatro filhos, Luiz Felipe, Nilo Sérgio, Mario André e Anelisa.
Durante o velório, o padre Murialdo Gasparet celebrou o rito de encomendação também chamado de celebração da esperança, que são orações próprias em momentos de falecimento.
— São orações de entrega e leitura da palavra de Deus, momentos da esperança, da história da salvação que são deixados em especial para os familiares, aqueles que estão se despedindo do ente querido. Lia Jeanne, assim como sua mãe, sempre foi um forte testemunho de amor, em especial nessa casa, lembrando a prática de Jesus Cristo de ir até àqueles que mais precisavam e que muitas vezes nos ensinam muito mais do que oferecemos, nos ensinando a ser melhores seres humanos. Alegra-se o céu, mas também nos alegramos, não nos entristecemos porque sabemos que somos eternos e nesse momento nós devolvemos a Deus aquilo que Ele nos emprestou. É um até breve — disse.
Na oportunidade, a presidente da Apoe, Neide Gebara, destacou a importância das fundadoras para a associação e a comunidade campista.
— Lia e a sua mãe, Diva Goulart, fundaram juntas essa associação que agora em abril completará 56 anos. A Apoe é pioneira no município de Campos no atendimento a pessoas com deficiência. Lia como filha se mostrou sempre como uma fiel escudeira ao lado da mãe. Foram muitos anos de muita dedicação, amor e desafios superados. Era uma pessoa de coração magnífico que veio a esse mundo para se doar. Foi o que ela fez durante esses mais de 50 anos. Há dois anos ela pediu afastamento para se cuidar e como já era assessora passei a assumir a presidência. Em abril vamos fazer uma homenagem a ela pelos serviços prestados à comunidade campista— declarou.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), Orlando Portugal também prestou suas últimas homenagens.
—O momento é de muita dor não só para os familiares que tiveram a felicidade de conviver com ela. Fica o exemplo de dedicação. Desejo à família, muita luz e paz para enfrentar essa falta. Perder um ente querido é algo muito complicado, nós não famos criados para perder ninguém. Deixo aqui a minha solidariedade — falou.
Já a vereadora Joilza Rangel destacou as qualidades marcantes de Lia Jeanne.
— Certamente ela deixou um grande legado e substituiu com muita dignidade a sua mãe, Diva Goulart, que deixou esse patrimônio para servir a Campos. Não sei o que seria de nós sem a Apoe. Lia cumpriu o seu papel. Hoje, devolvemos ao Pai alguém que prestou um grande serviço à comunidade de Campos seguindo o exemplo de sua mãe, sendo ela lembrada por seu carinho, dedicação e, sobretudo, muito amor. Foi uma grande companheira durante a minha trajetória na Educação e fizemos importantes parcerias. Já estamos com saudade — finalizou.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS