Major Edison Pessanha fala sobre cheias do Paraíba e seus afluentes
Arnaldo Neto 17/02/2020 07:54 - Atualizado em 18/02/2020 14:52
Major Edison Pessanha participou do Folha no Ar
Major Edison Pessanha participou do Folha no Ar / Genilson Pessanha
Coordenador da Defesa Civil de Campos, Major Edison Pessanha foi o entrevistado desta segunda-feira do Folha no Ar, da Folha FM 98,3. Ele afirmou que, por ora, não há risco de o Paraíba do Sul transbordar, já que o nível rio vem baixando desde o fim de semana. De acordo com Pessanha, que atua na Defesa Civil desde 2003, este foi o verão mais chuvoso no município desde o de 2012. Ele ainda criticou a falta de manutenção dos diques do município e afirmou que a situação também está sob controle em Três Vendas, onde o dique da Boianga rompeu no mês passado.
— A situação em Três Vendas está sob controle. No domingo foram colocadas bombas lá, mas só por causa da chuva que foi muito intensa, na sexta, mas sem muitos problemas. No rompimento do dique da Boianga, o prefeito Rafael Diniz montou um gabinete de crise, disponibilizando toda estrutura para lá. Por isso que foi feita, em tempo recorde, a contenção da estrada, da BR 356. E depois assistidas as famílias. Foram 321 famílias assistidas dentro de Três Vendas. Tivemos 40 famílias desalojadas, aquelas que fizemos a mudança para casa de parentes, e 10 famílias desalojadas, que ficaram em uma escola. Atualmente, todas já voltaram para casa.
No caso do Paraíba do Sul, major Edison observou que muitas das casas atingidas foram construídas em locais não permitidos. O coordenador da Defesa Civil destacou, ainda, o monitoramento em toda extensão do rio e disse que a tendência é de continuar baixando o nível do Paraíba nos próximos dias. Ele também alertou para a situação dos diques, lembrando os três rompimentos na região: da Boianga, na RJ 194, entre Campos e São Francisco de Itabapoana, e o São João, em São João da Barra. “Falta manutenção permanente. Só vem o conserto quando há um colapso”, afirmou.
Nesta terça-feira, a partir das 7h, o Folha no Ar recebe o assessor de comunicação da delegacia campista da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Iuri Guerra.
Confira entrevista completa:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS