Paraíba do Sul chega a 9,86 metros, mas Defesa Civil aponta estabilização das águas
Paula Vigneron 15/02/2020 11:24 - Atualizado em 18/02/2020 14:50
Paraíba chega a 9,86 metros
Paraíba chega a 9,86 metros / Divulgação/ Defesa Civil
O rio Paraíba do Sul, em Campos, voltou a subir entre a madrugada e a manhã deste sábado (15). De acordo com a última medição, feita pela Defesa Civil do município às 10h, as águas alcançaram 9,86 metros, estando a 54 centímetros da cota de transbordamento. Um senhor e uma família tiveram que deixar suas casas, na Coroa e na Ilha do Cunha. O morador da Coroa foi o único encaminhado, nessa sexta-feira (14), a um abrigo municipal. Também nessa sexta, após o rompimento devido à cheia, a RJ 194 foi liberada para trânsito. A expectativa do órgão é de que, com a diminuição da vazão da água na represa Ilha dos Pombos, entre os municípios do Carmo (RJ) e Além Paraíba (MG), o nível do Paraíba seja estabilizado. 
Coordenador da Defesa Civil em Campos, o major Edison Pessanha informou que o nível das águas, nas últimas horas, tem oscilado entre 9,85 e 9,87.
— Ainda estamos recebendo água, tanto pelo rio Muriaé quanto pelo Paraíba, vindo da represa Ilha dos Pombos. Mas, pelo monitoramento e levantamento que estamos fazendo e dentro das pesquisas sobre tábua de maré, agora, na parte da tarde, a maré será baixa, e a vazão deve ser maior para o mar. Com isso, deve dar algum sinal de baixa por aqui, a partir das 13h. Esta é a nossa perspectiva, porque não tem muito volume de água para chegar aos rios, mas a cota da vazão na Ilha dos Pombos está alta ainda, em 1.412 metros cúbicos de água por segundo. Ela chegou a estar em 1.530 nessa madrugada. Aí, começou a baixar, mas não diminuiu a vazão totalmente — detalhou o coordenador.
O major explicou que, no último dia 13, a represa da Ilha dos Pombos registrou a maior vazão deste ano: 1.700 metros cúbicos de água por segundo, o que resultou no aumento do volume de água do Paraíba. Segundo Edison, quando normalizada e sem alterações causadas por chuva, a vazão pode chegar a 150 metros cúbicos de água por segundo.
— No dia 1º de fevereiro, ele teve uma cota de 330 metros cúbicos de água por segundo, ainda com chuvas. Agora, chegou a 1.700 metros cúbicos de água por segundo. Em 2007, chegou a mais de 3.200 metros cúbicos de água por segundo, foi quando o rio atingiu a cota de 11,72 metros. Foi a maior cheia do Paraíba — recordou.
A Defesa Civil Municipal alerta às famílias que vivem muito próximas ao rio Paraíba do Sul para que liguem para a Defesa Civil em caso de emergência, através do 199 ou (22) 98175-2512.
RJ 194 — O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) informou que, na noite dessa sexta-feira (14), uma equipe técnica esteve na RJ 194, que liga os municípios de Campos e São Francisco de Itabapoana, para avaliação. O trânsito foi totalmente liberado na pista. O rompimento da rodovia, que funciona como um dique de contenção, ocorreu durante a tarde, devido à cheia do rio Paraíba do Sul. Segundo a Defesa Civil, a água infiltrou e causou o colapso da estrutura. A interdição foi necessária entre as localidades de Barra Seca e Cataia. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS