Defesa Civil avalia estrutura de igreja em Varre-Sai após desabamento
14/02/2020 10:39 - Atualizado em 18/02/2020 14:47
Igreja desbabou na noite de quinta
Igreja desbabou na noite de quinta
A Defesa Civil de Varre-Sai avalia o restante da estrutura da igreja matriz São Sebastião, para tomar as devidas providências. A torre e fachada da igreja desabaram na noite de quinta-feira (13) e, segundo a Diocese de Campos, o incidente ocorreu devido às chuvas e ao estado de conservação do prédio. Em nota, a Diocese informou que a Paróquia de São Sebastião, responsável pela construção, chegou a lançar em dezembro um projeto para a reforma da igreja matriz, mas as obras não começaram devido ao documento de autorização, por parte dos órgãos ambientais, não ter sido liberado.
A igreja matriz é a única da Diocese construída em área de preservação particular, pertencente à própria Paróquia. Portanto, necessita de liberação ambiental, que ainda não tinha sido realizada, mesmo diante de todos os documentos já apresentados. A Defesa Civil de Varre-Sai informou que o engenheiro do órgão realiza uma avaliação no restante da estrutura da igreja para tomar as devidas providências.
O bispo diocesano, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, informou por meio de nota que está acompanhando diretamente o processo de reforma e reconstrução da igreja.
— Todas as celebrações foram transferidas para a co-matriz de Santa Filomena, que foi reformada recentemente pelo pároco Rogério Cabral Caetano. Nos unimos em oração a todos os fiéis da cidade de Varre-Sai, onde juntos reconstruiremos a Igreja Matriz de São Sebastião — afirmou.
A maquete digital com o projeto da nova Igreja Matriz foi apresentada durante a Santa Missa do Galo, dia 24 de dezembro, e consta reforma, ampliação e decoração. O projeto é assinado pelo engenheiro civil Raphael Araújo, com vitrais e decoração de Raul Travassos e arquitetura e urbanismo assinados por Almir José Neto. "Atualmente a Paróquia já tinha realiza uma obra de ampliação da co-matriz de Santa Filomena, com objetivo de acolher os fiéis, diante da eminência das obras na igreja principal", disse o padre Rogério Cabral.
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS