Rio de Janeiro registra a primeira morte por sarampo no estado
14/02/2020 08:55 - Atualizado em 18/02/2020 14:47
Vacinação contra o sarampo
Vacinação contra o sarampo / Divulgação - Governo RJ
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) confirmou a primeira morte por sarampo. A vítima é um bebê de oito meses, que morreu no último dia 6 de janeiro, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, região que registra o maior número de casos da doença no estado do Rio.
A Secretaria reforma que neste sábado (15), acontece em todo o estado do Rio o dia D Nacional de combate ao sarampo. O Sarampo já havia sido erradicada no Brasil e por mais de uma década não se teve registro de sarampo no Rio de Janeiro.
O menino deu entrada no Hospital Geral de Nova Iguaçu no dia 22 de dezembro com quadro de pneumonia e faleceu no dia 06 de janeiro, quando foi coletada amostra para os exames, que confirmaram a doença em duas diferentes análises.
Em nota, a SES informou que lançou a campanha “RJ contra o Sarampo”, que tem como meta vacinar três milhões de pessoas, mas até agora a procura é baixa, "por isso, para reforçar o combate, a secretaria iniciou ações volantes com caminhões de vacinação percorrendo diversas cidades, como Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São Gonçalo, Saquarema, Rio de Janeiro, entre outras. Tendas também foram montadas pela SES em locais de grande concentração, como estações de barcas, metrô e trens, além da rodoviária da capital e o aeroporto Santos Dumont. 
A recomendação é que todas as pessoas até 49 anos compareçam a um posto de vacinação para checar seu histórico vacinal e verificar se já tomaram as doses necessárias contra o sarampo. É preciso levar a caderneta de vacinação para que isso seja conferido. Mas aqueles que não têm ou perderam a caderneta também devem comparecer aos postos.
Fonte: G1 e Secretaria de Saúde
 
 
 
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS