Professores de matemática da rede municipal de Campos participam de Jornada Pedagógica
13/02/2020 19:55 - Atualizado em 18/02/2020 14:46
Mais de 100 educadores interagiram com o autor José Ruy Giovanni Júnior
Mais de 100 educadores interagiram com o autor José Ruy Giovanni Júnior / Supcom
As aulas do ano letivo de 2020 já iniciaram na rede municipal, mas os professores seguem participando das formações continuadas promovidas pela Prefeitura de Campos, através da secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Nesta quinta-feira (13), os educadores de matemática tiveram a oportunidade de debater com o escritor de um dos livros que serão trabalhados em sala de aula. José Ruy Giovanni Júnior, autor da coleção “A Conquista da Matemática”, respondeu perguntas dos mais de 100 profissionais presentes no auditório da Universidade Estácio de Sá.
Os livros da editora FTD foram escolhidos pelos professores da rede municipal e fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Giovanni Júnior comentou sobre a importância de aproximar a matemática lecionada na sala de aula à realidade dos estudantes. “Precisamos ler jornais e revistas com os olhos da matemática. O que é chover 11mm, por exemplo? É isso que muitas vezes precisamos trazer para os alunos aprenderem”, frisou.
Para a coordenadora de matemática da Smece, Fernanda Ribeiro, a aproximação do detentor da obra com os professores concretiza mais um avanço para este ano. “Iniciamos mais o ano letivo implantando os seis tempos de matemática nos anos finais do ensino fundamental e os livros do PNLD, escolhidos pelas unidades escolares no fim do ano passado, além de ter a oportunidade de receber, junto aos nossos professores, o Giovanni Júnior, autor da 'Conquista da Matemática', na qual várias reflexões sobre o ensino da matemática foram levantadas”, ressaltou.
Professora do Centro Integrados de Educação Pública (Ciep) Municipalizado Carmem Carneiro, Ana Cristina Marchi aprovou a presença do escritor do livro adotado por mais de 50% das escolas da rede. “Sem dúvida nenhuma, todas as capacitações são valiosas para o nosso dia a dia. A conversa, a experiência, foram primordiais para que eu estivesse aqui. Poder ouvir aquilo de quem idealizou é um momento único pra gente”, declarou.
Entre os temas abordados por Giovanni esteve a necessidade de as obras do ensino de matemática serem mais voltadas à leitura e à compreensão dos alunos, e não apenas à resolução de exercícios.
Formações — Os encontros pedagógicos com as coordenações de áreas começaram no último dia 04 e reuniram profissionais de todas as áreas do conhecimento. Assim como os professores de matemática, os de história, ciências da natureza e língua inglesa também tiveram a oportunidade de conhecer os autores das obras a serem trabalhadas em sala de aula. No próximo dia 19, às 14h, no auditório da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), um encontro entre pedagogos marcará o encerramento das atividades.
A coleção “A Conquista da Matemática” oferece um material que norteia o trabalho com as ideias matemáticas, levando em consideração a faixa etária à que se destina. Estabelece um elo entre a Educação Matemática e a formação do sujeito autônomo e consciente do seu papel no mundo, formando um aluno crítico e capaz de analisar e interpretar temas contemporâneos e participar ativamente da sociedade. A obra toma como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cujos princípios, competências, habilidades, objetos de conhecimento, eixos temáticos e temas contemporâneos orientam sua escrita.
Fonte: Prefeitura de Campos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS