Estação de Tratamento de Esgoto Lagoa do Vigário será inaugurada nesta quinta-feira
13/02/2020 08:13 - Atualizado em 18/02/2020 14:44
Unidade está implantada em área de 5 mil metros quadrados, ao lado da ETE Guarus
Unidade está implantada em área de 5 mil metros quadrados, ao lado da ETE Guarus / Divulgação
Diferente do que acontece na cidade do Rio de Janeiro e na maioria dos municípios do Estado do Rio, Campos dos Goytacazes está investindo pesadamente no saneamento. Com a inauguração da oitava Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE Lagoa do Vigário, nesta quinta-feira (13), às 10h, a concessionária Águas do Paraíba passa a garantir esse serviço para 90% da população urbana.
Com investimentos da ordem de R$ 360 milhões, desde que assumiu a concessão dos serviços de água e de esgoto, em 1999, a Águas do Paraíba consolida o município como o terceiro melhor em saneamento no estado do Rio de Janeiro, ao lado de Niterói (1º lugar) e de Petrópolis (2º lugar), essas três cidades com serviços de água e de esgoto prestados por empresas do Grupo Águas do Brasil.
A inauguração da ETE Lagoa do Vigário será feita pelo prefeito Rafael Diniz. Em 2018, ele já havia inaugurado a sétima estação de tratamento de esgoto e a maior de Campos, a ETE Esplanada.
Com a ETE Lagoa do Vigário, em Guarus, a Águas do Paraíba passa a operar oito estações de tratamento de esgoto no município de Campos dos Goytacazes, interligadas a mais de 1.000 quilômetros de redes coletoras, e mais de 200 elevatórias que funcionam 24 horas por dia, nos sete dias da semana.
Além desse complexo sistema de esgoto, a Águas do Paraíba também tem, hoje, 46 estações e unidades de tratamento de água em funcionamento, garantindo água de qualidade, em quantidade e com flúor, a mais de 98% da população e que é distribuída em 76 bairros, distritos, localidades e comunidades.
ETE Lagoa do Vigário — Somente na Estação de Tratamento de Esgoto Lagoa do Vigário, que está sendo inaugurada, a Águas do Paraíba investiu mais de R$ 60 milhões.
A unidade está implantada em área de cinco mil metros quadrados, ao lado da ETE Guarus, no Parque Vicente Dias, com a capacidade total de tratar, inicialmente, 90 litros de esgotos por segundo.
A ETE Lagoa do Vigário incorpora as mais avançadas tecnologias, infraestrutura e equipamentos do mundo, para o completo e eficiente tratamento de esgoto.
A estação dispõe de completo de sistema aeróbio e anaeróbio, e outros processos, que possibilitam devolver à natureza água limpa e descontaminada de impurezas e que também pode ser reaproveitada em reuso para rega e molhação de praças e jardins e pelo o setor da construção.
Toda essa grande estrutura de água e de esgoto é supervisionado e controlada, permanentemente, em tempo real, o que é feito na moderna Central de Controle Operacional, com tecnologia digital e monitoramento à distância, instalada na sede da empresa, na avenida José Alves de Azevedo, 233, no centro da cidade.
— É assim que a empresa Águas do Paraíba está garantindo mais qualidade de vida, e melhor saúde à população, com melhor preservação do meio ambiente e fazendo de Campos dos Goytacazes um modelo de saneamento para o Brasil — destacou o superintendente da empresa, o engenheiro Juscélio Azevedo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS