Final de semana com previsão de chuva moderada e sem riscos para o interior do RJ
Paula Vigneron 07/02/2020 14:13 - Atualizado em 18/02/2020 13:40
Previsão é de tempo fechado para o fim de semana
Previsão é de tempo fechado para o fim de semana / Genilson Pessanha
A sexta-feira (7), em Campos, começou com calor, tempo nublado e pancadas isoladas de chuva, registradas principalmente no final da manhã. A precipitação, até o momento, não traz preocupação para as autoridades, conforme afirmou o coordenador regional da Defesa Civil da Região Norte e Noroeste, o coronel Joelson Oliveira. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, nesta sexta, o céu irá variar entre parcialmente nublado e nublado, com previsão de chuva fraca a moderada e isolada, principalmente a partir do período da tarde. As temperaturas seguem estáveis, variando entre 22ºC e 28ºC.
O coronel Joelson afirmou que, por ora, não há riscos para os municípios do Norte e Noroeste Fluminense, que, nas últimas semanas, enfrentaram transtornos causados pelas chuvas que atingiram os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais e resultaram em cheias dos rios.
— Todo mundo está em alerta porque tem previsão de chuva, mas não é muito alta. Por ser previsão, como a palavra diz, (a precipitação) pode acontecer muito mais acima do que o esperado. Então, a gente acompanha e deixa as pessoas em alerta — afirmou o coordenador.
Outra preocupação da população dos municípios atingidos é o nível dos rios, principalmente os da região Noroeste. Quanto a isso, o coronel informou que as águas estão abaixo da cota de transbordamento.
— Todos já baixaram, mas os rios do Noroeste transbordam mais facilmente do que o do Norte. O Paraíba do Sul suporta bem, mas o Muriaé, o Carangola e o Pomba são rios a que gente dá mais atenção. Todos estão abaixo do transbordo e não há previsão de aumento de nível, mas depende da chuva. A quantidade de milímetro que eles estão prevendo é tranquila em relação a transbordamento. Se seguir a previsão dos meteorologistas, não acontece nada com nossos rios — assegurou Joelson.
Próxima semana — Em novo alerta emitido, o Inmet informou que, até o dia 10 de fevereiro, há previsão de acumulados de chuva significativos entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que podem variar entre 80 e 200 mm. Já entre os dias 9 e 15 de fevereiro, as chuvas devem ficar concentradas nas regiões Sul e Sudeste, com possibilidade de se intensificarem em Minas Gerais, podendo ultrapassar 100 mm.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS