Flamengo vence Del Valle com dois gols de Gerson e conquista Recopa
26/02/2020 23:26 - Atualizado em 24/03/2020 18:33
Gabigol marcou na final da Recopa
Gabigol marcou na final da Recopa / Divulgação / Flamengo
Mesmo com um jogador a menos em grande parte do jogo, o Flamengo derrotou o Indepediente del Valle por 3 a 0, na noite desta quarta-feira (26), no Maracanã, e conquistou pela primeira vez o título da Recopa Sul-Americana. O artilheiro Gabriel Barbosa abriu o placar aos 18 minutos do primeiro tempo, após bobeada incrível do sistema defensivo da equipe equatoriana. Já na segunda etapa, Gerson ampliou aos 16 minutos após bela assistência de Gabigol e o próprio Coringa completou aos 43.
Willian Arão foi expulso aos 23 minutos do primeiro tempo depois de uma entrada dura em Caicedo no meio campo. O volante rubro-negro levantou demais o pé e atingiu o peito do jogador adversário. Inicialmente, o árbitro Fernando Rapallini havia dado o cartão amarelo, porém, após consulta ao VAR, mudou de opinião e expulsou Arão. Com isso, o técnico Jorge Jesus decidiu tirar o atacante Pedro para recompor o meio campo e colocou o volante Thiago Maia.
O primeiro gol nasceu de uma bobeada do sistema defensiva do Del Valle. O zagueiro Segovia tentou recuar a bola para o goleiro, mas cabeceou muito forte e para o próprio gol. O arqueiro Pinos tentou salvar, mas a bola bateu no travessão e voltou na boa para Gabigol fazer 1 a 0.
Os equatorianos tiveram 71% de posse da bola, mas, mesmo em vantagem numérica em campo, não conseguiram se impor diante de um Maracanã lotado. A melhor chance do Del Valle aconteceu aos nove minutos do segundo tempo, Preciado deu um passe improvável para Faravelli, que saiu cara a cara com o goleiro do Flamengo. O volante tentou bater cruzado, mas Diego Alves esticou o pé e salvou o que seria o gol de empate.
Pouco tempo depois, a estrela de Gerson começou a aparecer. Depois de linda jogada individual de Gabigol, o camisa 8 pegou a sobra na grande área, bateu cruzado e aumentou a vantagem.
Já aos 40 minutos, o atacante Cabeza entrou com a sola da chuteira na canela de Gustavo Henrique. O árbitro também deu cartão amarelo, mas depois de consultar o VAR resolveu expulsar o jogador equatoriano.
Com dez jogadores para cada lado, em uma aula de contra-ataque, Gabigol lançou para Vitinho, que puxou a marcação e deixou o camisa 8 na boa para tirar de Pinos e colocar o 3 a 0 no placar e dar números finais.
Depois de conquistar a Supercopa do Brasil, no início do mês, este é o segundo título de maior importância do Flamengo em 2020, que ainda ganhou a Taça Guanabara no último sábado. Del Valle e Fla voltam a se encontrar na fase de grupos da Copa Libertadores. (A.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS