Folha na Sapucaí: segunda noite do Grupo Especial
Marcelo Sampaio 25/02/2020 11:28 - Atualizado em 02/03/2020 14:20
  • Acadêmicos do Salgueiro

    Acadêmicos do Salgueiro

  • Unidos de Vila Isabel

    Unidos de Vila Isabel

  • Unidos da Tijuca

    Unidos da Tijuca

  • Mocidade Independente de Padre Miguel

    Mocidade Independente de Padre Miguel

  • São Clemente

    São Clemente

Após quatro dias na Marquês de Sapucaí, o professor e pesquisador Marcelo Sampaio e sua esposa, Yoná Alves Sampaio, encerraram a cobertura do Carnaval 2020 pela Folha da Manhã. Foram 27 desfiles da Série A e do Grupo Especial, finalizados na madrugada desta terça-feira (25). Nesta segunda-feira (24), segundo dia do Grupo Especial, passaram pela avenida as escolas São Clemente, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Salgueiro, Unidos da Tijuca e Mocidade Independente de Padre Miguel.
A São Clemente ficou em 12º lugar no ano passado e, mantendo o seu estilo irreverente, levou para a avenida o enredo “O conto do vigário”, desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira. A única escola da Zona Sul carioca, sediada no bairro de Botafogo, que desfila na elite seguiu sua tradição e trouxe uma crítica bem-humorada à histórica mania de “se dar bem” e do popular “jeitinho brasileiro”. Apresentou a evolução da “vigarice” na história do Brasil e foi embalada pelas vozes dos intérpretes Leozinho Nunes, Bruno Ribas e Grazzi Brasil.
Unidos de Vila Isabel:
A Unidos de Vila Isabel, 3ª colocada no ano passado, mostrou o enredo “Gigante pela própria natureza – Jaçanã e um índio chamado Brasil”, do carnavalesco Édson Pereira. A azul e branco do bairro do compositor Noel Rosa optou por um tema meio chapa branca, até mesmo ufanista. Ao abordar a formação da cidade de Brasília numa viagem indígena idílica, sem tocar na atual problemática dos índios, cometeu um grande equívoco narrativo. Como destaque a interpretação bem cadenciada do samba pelo Tinga.
Acadêmicos do Salgueiro:
A Acadêmicos do Salgueiro, que ficou no 5º lugar ano passado, desenvolveu o enredo “O Rei Negro do Picadeiro”, do carnavalesco Alex de Souza. Fez uma homenagem aos 150 anos de nascimento do Benjamin de Oliveira, primeiro palhaço negro do Brasil, tema que combina com os enredos afros salgueirenses. Emerson Dias e Quinho interpretaram com vigor o samba. No entanto, foi um desfile pouco empolgante quem inclusive, não conseguiu mostrar sua identidade plástica e seu estilo de evoluir na avenida.
Unidos da Tijuca:
A Unidos da Tijuca, após a 7ª colocação no ano passado, trouxe de volta o carnavalesco Paulo Barros, que criou o enredo “Onde moram os sonhos”. Com o objetivo de contar a história da evolução arquitetônica e urbanística da cidade do Rio de Janeiro, onde este ano será realizado o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, houve um passeio por várias épocas e diversos estilos. Foram muito bem a bateria, comandada pelo mestre Casagrande, e o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, composto por Alex Marcelino e Raphaela Caboclo.
Mocidade Independente de Padre Miguel:
A Mocidade Independente de Padre Miguel, 6ª colocada no ano passado, foi muito feliz com o enredo “Elza Deusa Soares”, desenvolvido pelo carnavalesco Jack Vasconcelos. Ao escolher homenagear uma das mais importantes cantoras da Música Popular Brasileira, a verde e branco da Zona Oeste carioca conquistou afetivamente o público. Com a Elza Soares num trono no último carro alegórico e o intérprete Wander Pires deslizando com sua voz pela melodia do belo samba, a escola fez um desfile arrebatador.
Beija-Flor
A Beija-Flor depois de amargar um 11º lugar no ano passado, trouxe o enredo “Se essa rua fosse minha” dos carnavalescos Cid Carvalho e Alexandre Louzada. A azul e branco de Nilópolis mais uma vez pisou firme e forte na avenida impulsionada pela swingada bateria comandada pelos mestres Plínio e Rodney e pelo longevo intérprete Neguinho da Beija-Flor. O tema tem a rua muito presente e o samba possui um refrão do meio verdadeiramente antológico que pegou de imediato, “Nilopolitano em romaria; A fé me guia, a fé me guia”!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS