Doenças Crônicas não transmissíveis na lista da OMS como as 10 que mais causam morte..
Helo Landim 10/02/2020 14:01 - Atualizado em 10/02/2020 14:17
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) foram incluídas, em 2019, na lista das dez ameaças à saúde a serem combatidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As enfermidades classificadas desta maneira – como diabetes, alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares, como a hipertensão, e doenças respiratórias -, causam 70% de todas as mortes no mundo: cerca de 41 milhões de pessoas.
O aumento da expectativa de vida no Brasil, sem garantia de acesso ao serviço de saúde e à promoção de saúde para todos, gera uma população cada vez mais idosa, mas que acumula riscos potenciais para doenças crônicas:  Viver mais tempo não significa que está vivendo bem, com qualidade de vida. E envelhecer não significa ficar doente, a gente pode envelhecer com saúde.
  A população contemporânea, com a velocidade da vida e as oportunidades do mundo de mais conforto, novas tecnologias disponíveis para consumo, se vê de muitas vezes acomodada ao controle remoto, da inatividade física, da má alimentação, consumindo produtos alimentícios(com corantes, potássio em excesso e açucares), em detrimento da alimentação com comida de verdade. Comida de verdade é chamada a todo e qualquer alimento, sem aditivos. Mais ainda, a sociedade contemporânea ainda esbarra em dois desafios, o sedentarismo e a obesidade.
 
 Segundo a Organização Pan Americana de Saúde as Doenças Cronicas não transmissíveis, estão se tornando uma pandemia e se constituem em um dos maiores índices de causa de mortes. Diabetes, doenças coronarianas,como por exemplo a hipertensão, obesidade e até mesmo o sedentarismo estão em crescente índices, sendo um fator de grande risco a morte.
Viver mais , viver melhor é uma opção, que, conduz a um estilo de vida preventivo, com ações rotineiras voltadas para a boa alimentação, bons hábitos de vida diária, como atividades físicas, qualidade do sono, manutenção da autonomia funcional( realizando suas atividades da vida diária) e das atividades cognitivas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Helô Landim

    [email protected]