Ele conheceu todos os estados do país, aos 27 anos
21/02/2020 20:06 - Atualizado em 23/02/2020 16:04
Belém, Pará - o último estado
O sociólogo campista João Castello Branco, de 27 anos, fechou, neste mês, ao visitar o Pará em viagem de férias, o mapa do Brasil, conhecendo todas as capitais dos 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal, tendo, por consequência, visitado todos os estados do país.
Rio, a mais bonita
Entre todas as cidades, a que ele elegeu como a mais bonita do país foi o Rio de Janeiro. O lugar mais bonito eleito por João no Brasil foi os Lençóis Maranhenses, cuja beleza ele relata como indescritível, superando as chapadas, Nobres, Bonito e as praias do Nordeste, do Rio e de Santa Catarina, todos conhecidos por ele.
Lençóis Maranhenses, o mais bonito
Em termos de cultura João elege Recife como capital, onde se encontra um caldeirão da cultura nordestina, citando ainda Belém e Manaus na Região Norte. A ideia de viajar por todos estados do país surgiu quando ele estudava, ao se deparar com a imensa diversidade cultural do Brasil e sua heterogeneidade.
Oficina Brennand, Recife - a capital cultural
Antes de visitar outros países, João preferiu conhecer a fundo o seu próprio país. Desde então passou a aproveitar cada férias que tinha para conhecer uma região do Brasil. Em uma dessas, o conheci no Jalapão, no Tocantins, em 2016, quando nos encontramos, por coincidência, na mesma hospedagem.
Torres, Rio Grande do Sul
Em 2018 ele visitou a Região Sul. A Região Centro-Oeste em 2019. Neste ano a Região Norte, viagem para a qual João mais estudou, se preparou e mergulhou nas questões culturais, usufruindo como uma espécie de laboratório para a sociologia.
Rio Branco, no Acre, uma raridade
Sobre o melhor e o pior lugar que visitou, João analisa: "Eu vi que não existe um lugar bom, um lugar ruim, um lugar melhor ou um lugar pior. Existe como nós estamos em cada lugar. Se internamente estamos bem ou mal. E as pessoas que encontramos naquele lugar. Em todos os lugares quando eu encontrava pessoas legais, com boa conversa, solícitas, acolhedoras, receptivas, o lugar ficava perfeito, eu esquecia as sua mazelas os seus defeitos."
Chapada Diamantina, Bahia
As viagens lhe corroboraram a sua impressão, de que cada lugar do país tem uma história diferente, algo a ensinar, uma cultura, uma gastronomia, uma literatura, músicas. A principal conquista para João foi o quanto estas viagens o modificaram, o quanto aprendeu, o quanto abriu sua mente, enxergou novos valores e se transformou em uma pessoa melhor.
Macapá, Amapá
Além de visitar todas as capitais, João passou pelo menos de 8 a 10 dias em cada estado. Ele ainda não conheceu nenhum país além do Brasil. Agora, com o país "ticado", ele deseja partir para conhecer o mundo. Entre os próximos objetivos, um mochilão pela América do Sul.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Christiano Abreu Barbosa

    [email protected]