Ponto Final - R$ 10 milhões do RJ à Saúde Pública de Campos e hospitais à míngua
- Atualizado em 22/01/2020 08:08
Só compra de medicamento
O governo estadual Wilson Witzel (PSC) liberou, desde 23 de dezembro, R$ 10 milhões à Saúde Pública de Campos. Com cópia da ordem bancária, a informação foi divulgada no blog Opiniões no último sábado (18). Devido à crise nos hospitais contratualizados, com atraso da complementação municipal, no mesmo dia a reportagem da Folha tentou contato com o presidente do sindicato dos Hospitais, Frederico Paes, e o secretário de Saúde Abdu Neme. Ainda no sábado, Paes informou que nada tinha sido repassado aos hospitais. Já o município informou só ontem que o dinheiro "será utilizado na compra de medicamentos e insumos".
Pai da verba
A informação da liberação da verba estadual foi repassada ao blog pelo presidente do PSC de Witzel em Campos, o empresário e pré-candidato a prefeito Marcelo Mérida. Segundo ele, a verba teria saído de um esforço seu, coordenado com o deputado estadual Bruno Dauaire, líder do partido do governador na Alerj, junto ao secretário estadual de Saúde Edmar Santos. Já para a Prefeitura “houve uma articulação do governo Rafael Diniz (Cidadania) com o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), fundamental para a obtenção do recurso. E, como ocorre no jogo político, há quem tente buscar a paternidade para ganhar destaque”.
Por quê?
O contraste entre as informações traz questionamentos lógicos: 1) se a verba saiu da articulação entre Rafael e Ceciliano, por que foi Mérida quem revelou sua liberação? 2) com tanta agenda ruim pela crise financeira do município, uma notícia boa na Saúde não deveria ser divulgada logo pelo verdadeiro "pai da criança"? 3) compra de remédios e insumos é fundamental à Saúde, mas não daria para destinar parte da verba também aos hospitais contratualizados, que igualmente atendem à população, inclusive pacientes transferidos às pressas do Hospital Geral de Guarus (HGG), quando este foi interditado em 20 de novembro?
"Situação caótica!"
A "paternidade" da verba estadual à Saúde Pública pouco ou nada importa a quem dela precisa: a maioria dos mais de 500 mil campistas que não podem pagar um plano. E são também atendidos pelos hospitais contratualizados. Ao dar seu diagnóstico, quem não demorou a falar foi Frederico Paes: "A nossa situação é caótica! São três meses de salários atrasados e começando a faltar material hospitalar. Não sabemos onde isso vai parar. Entendemos que não há por parte da Prefeitura a disposição ao diálogo. Precisamos pelo menos que nos seja colocado um cronograma de pagamento dos atrasados".
Cooperação
O prefeito Rafael Diniz, presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), recebeu na última terça-feira, membros da Câmara de Integração, Desenvolvimento e Comércio Brasil & China (Cidecom), liderados pelo presidente Márcio Estrela. Um acordo de cooperação técnica, que vai viabilizar uma aproximação entre Campos e região dos investimentos da China, foi assinado pelo Cidennf e pela Cidecom. Essa parceria também conta com a participação da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), representada na reunião pelo professor Luis Humberto Castillo.
Desenvolvimento
Durante a reunião, Rafael falou que o consórcio está de portas abertas para todas as iniciativas que promovam o desenvolvimento de Campos e região, gerando emprego e renda para a população: "É importante que os empresários conheçam a nossa região para saber das potencialidades que nós temos. Além disso, temos a Uenf, responsável por projetos importantíssimos. Através de um ambiente favorável, responsável e de respeito, dentro da legalidade, podemos viabilizar importantes parcerias", disse o presidente do Cidennf.
Potenciais e homenagens
Já o presidente do Cidecom destacou que "a região está alinhada com as áreas de interesse da China, como Agricultura, Acadêmica, Tecnologia, Meio Ambiente e Infraestrutura". O encontro também abriu espaço para homenagens. Pelo desempenho à frente do município e do Cidennf, o prefeito e o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Vinícius Viana, também receberam um diploma de Honra ao Mérito da Academia Brasileira Teológica de Letras (ABTL) e uma medalha alusiva à comenda, do presidente da ABTL, comendador Roberto Bittencourt, representante da Casa Espanha.
Charge do dia:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS