Alerta para sotipo 2 da dengue em todo o estado
- Atualizado em 15/01/2020 19:15
Alerta I
A secretaria de Estado de Saúde fez um alerta para o Rio de Janeiro. O sorotipo 2 da dengue, responsável pelas grandes epidemias no Brasil, em 2007, 2008 e 2009, deve voltar a circular entre a população fluminense neste verão. De acordo com o médico da secretaria Alexandre Chieppe, embora os sinais e sintomas de todos os quatro sorotipos sejam os mesmos, a previsão é motivo de preocupação. O diretor do Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), Luiz José de Souza, já havia chamado atenção para o fato de que este tipo é mais virulento e chega com mais facilidade a crianças. Por isso, o cuidado no combate aos focos precisa ser mantido.
Alerta II
Chieppe afirmou que 2019 foi o segundo ano com maior número de casos de dengue notificados no estado do Rio desde o início da série histórica, em 1975, com um crescimento de 517% em relação a 2018. Em Campos, no entanto, quem marcou presença no ano passado e permanece em 2020, como mostra matéria na página 6 desta edição, foi a chikungunya. Com mais de 8 mil diagnósticos confirmados, o município concentrou cerca de 10% dos casos no estado. Em 2018, foram cerca de 7 mil. A participação da população no combate a focos do mosquito é essencial.
Boato
A Prefeitura de Campos esclareceu, com base em nota publicada pelo ministério da Cidadania, que são falsas as informações sobre um suposto benefício para compra de material escolar que o governo federal já estaria oferecendo aos beneficiários do programa Bolsa Família a partir do mês de janeiro de 2020. A secretária municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Pryscila Marins, afirmou que existe um Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados que prevê o repasse do recurso para compra do material escolar, mas que ainda não foi aprovado. “Esses boatos só servem para confundir a população e gerar tumulto”.
Título de eleitor
Moradores de Campos relatam dificuldades, desde o ano passado, para agendar horário na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) do município para requerimentos de título eleitoral (alistamento, revisão de dados ou transferência de inscrição eleitoral). Ao tentarem fazer o agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TER-RJ), as pessoas são informadas de que não há vagas disponíveis para o CAE Campos dos Goytacazes, mas que podem agendar em outro local. A preocupação maior é por ser ano eleitoral.
Destino  internacional
Divulgada pelo jornal norte americano The New York Times, a Mata Atlântica é um dos 52 lugares selecionados para visitar em 2020 (único destino brasileiro apontado na publicação), para “inspirar, encantar e motivar a explorar o mundo”. A listagem aponta trilhas e escaladas com potencial para aumentar a conscientização das pessoas sobre a importância da preservação da floresta. Cercada por essa vegetação, desde o ano passado, Macaé faz parte do roteiro do Caminho da Mata Atlântica, projeto referenciado no texto. A seleção dos lugares apontados é feita anualmente.
Prova de vida
A prova de vida para os aposentados e pensionistas que recebem pelo Rioprevidência (Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro) teve início esta semana. A expectativa é de que cerca de 250 mil beneficiários compareçam durante o ano de 2020 para realizar o procedimento em qualquer agência do Bradesco. A prova de vida deve ser realizada no mês de aniversário do aposentado e pensionista, entre os dias úteis, de 11 a 25 de cada mês, com o documento de identificação, CPF e comprovante de residência. O procedimento tem como objetivo promover melhorias na base de dados e da folha de pagamento do funcionalismo estadual.
Sem sair de casa
O comércio eletrônico tem se consolidado como opção para o brasileiro que busca adquirir produtos e serviços com mais comodidade e por menor preço. Entre 2013 e 2019, a parcela da população que realizou compras pela internet quase dobrou, passando de 23% para 42%, percentual que sobe à medida em que aumentam a renda familiar e a frequência em que se costuma acessar a rede mundial. O panorama dos hábitos do consumidor brasileiro e o comércio eletrônico está em pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS