Ponto Final - Audiência da rádio Folha FM chega até as Arábias
14/01/2020 09:27 - Atualizado em 14/01/2020 09:37
Audiência das Arábias
Luis Antônio Zaluar acompanhou, sábado, direto da Arábia Saudita, Friburguense x Americano, ouvindo a Folha FM. Ele sofreu, assim como os torcedores alvinegros, com a derrota por 1x0 e a eliminação do clube campista na fase da Seletiva. Zaluar marcou época como técnico no Cano, com várias passagens, já tendo levado o alvinegro às semifinais do Estadual contra os grandes há duas décadas. Atualmente, está na Arábia Saudita, treinando o Al Akhdoud, que disputa a segunda divisão do país, sendo o vice-líder do campeonato. Da Arábia ele mandou um abraço à equipe esportiva da Folha FM, comandada por Evaldo Queiroz.
Derrota
O Americano não se classificou para a fase principal do Campeonato Estadual por apenas um gol. No entanto, a eliminação foi ainda mais doída para o torcedor alvinegro porque o time campista começou a campanha na Seletiva com duas derrotas, esteve virtualmente eliminado, mas venceu dois jogos seguidos e chegou à última rodada na zona de classificação. Além disso, o adversário seria o Friburguense, último colocado e que não havia vencido ainda. A derrota significou um baque nas pretensões do clube, que tem planos de voltar a disputar competições nacionais.
Respaldo
A torcida protestou desde a primeira rodada contra o técnico Josué Teixeira, que foi mantido no cargo após reunião com a direção do clube ontem. O experiente treinador também acumula a função de coordenador de futebol. A responsabilidade, neste caso, aumenta naturalmente para o bem e para o mal. Mas Josué também é responsável pelo maior momento do Americano desde 2012, quando conquistou o acesso e retornou à Série A do Estadual. É função da diretoria cobrar pelos resultados que não vieram, mas o treinador precisa do respaldo para continuar o trabalho que já dura dois anos.
Inscrições abertas
A Prefeitura de Campos irá começar a atender uma promessa de campanha do prefeito Rafael Diniz (Cidadania) para a área da Educação. As inscrições para as eleições de diretor e vice das escolas municipais terão início hoje e seguem até o dia 17, na sede da secretaria de Educação, das 9h às 11h30 e das 13h às 16h30. Para participar, o candidato precisa ser servidor estatutário da rede municipal, ativo ou inativo, nas funções de Professor, Pedagogo ou Técnico Administrativo. Quem não for estatutário poderá participar, desde que comprove experiência mínima de um ano em gestão escolar pública e possua nível superior em Educação.
Contas em pauta
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Estado do Rio de Janeiro pautou para esta quarta-feira (15) a análise da prestação de contas de dois municípios do Norte Fluminense com relação ao ano de 2018: Carapebus, sob responsabilidade da prefeita Christiane Cordeiro (PP); e São Francisco de Itabapoana, administrada por Francimara Barbosa Lemos (PSB). Nos dois casos, o Ministério Público Especial e o Corpo Instrutivo da Corte de contas se posicionaram pela emissão de pareceres contrários à aprovação. Os dois relatórios dos municípios do Norte Fluminense estão sob responsabilidade da conselheira-substituta Andrea Siqueira Martins.
Reprovação em 2017
No ano passado, referente ao exercício financeiro de 2017, Carapebus teve as contas reprovadas pelo TCE. Foi o único caso do Norte Fluminense em que a Corte concordou com o parecer do MP Especial. No ano de 2017, as contas de São Francisco foram aprovadas e a Câmara já referendou a indicação do TCE. A análise da Corte de Contas gera um parecer, que pode ser favorável ou contrário à aprovação. A decisão final, contudo, é dada pela Câmara Municipal, em sessão realizada exclusivamente para esta finalidade.
Região
Com relação ao exercício financeiro de 2018, todos os seis municípios que foram julgados até o momento — Campos, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã e São Fidélis — tiveram os relatórios aprovados, ainda que com ressalvas, acompanhadas de suas respectivas determinações e recomendações. As de São João da Barra chegaram a entrar em pauta no mês passado, mas foram retiradas por determinação da relatora e presidente do TCE, Mariana Marianna Montebello Willeman. E ainda não há previsão sobre quando serão julgadas.
Charge do dia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS