Ponto Final - Subsecretário pede exoneração na Saúde
- Atualizado em 09/01/2020 08:33
Exoneração
O Diário Oficial de Campos trouxe ontem a exoneração, a pedido, do subsecretário de Saúde Sávio Saboia. Ex-secretário de Planejamento e ex-superintendente de Trabalho e Renda de São João da Barra, ele passou a atuar na planície goitacá em abril do ano passado. Saboia também foi candidato a prefeito em sua cidade natal, Bom Jesus do Itabapoana, em 2016, quando ficou na segunda colocação, atrás de Roberto Tatu (PL), que se elegeu para o Executivo. Por telefone, Savio disse que recebeu convite para continuar atuando na área da Saúde em outro município da região, mas não revelou qual seria.
Sem previsão
Durante a última visita a Campos, no dia 21 de novembro, o governador Wilson Witzel (PSC) almoçou com empresários locais e anunciou que faria a transferência da capital do Estado para o município entre os dias 21 e 25 de janeiro, fazendo também a mudança de toda a estrutura de seu secretariado para o Norte Fluminense. O objetivo, segundo Witzel, seria acompanhar as ações do Governo do Estado na região. Porém, com o ex-juiz federal de férias em Orlando, nos Estados Unidos, a assessoria de seu gabinete não confirma mais a data e não tem previsão de quando poderia ocorrer, apenas que a mudança vai acontecer.
Maradona em alta
Um dos jogadores mais importantes no acesso do Americano à Série A do Campeonato Estadual, em 2018, quando formou a badalada dupla de ataque com Maikon Aquino, Cláudio Maradona parece ter engrenado neste início de ano. Após boa pré-temporada no retorno ao Alvinegro campista, com gols anotados em jogos-treino, mas um começo tímido de Seletiva, o atleta balançou as redes nas duas últimas partidas. Foi dele o primeiro gol da vitória por 2 a 1 sobre o Nova Iguaçu, fora de casa, no último sábado, bem como o único de ontem, na vitória por 1 a 0 sobre o Macaé, em Cardoso Moreira.
Maradona em alta (II)
O tento anotado ontem promoveu Maradona ao posto de artilheiro isolado do Americano na Seletiva, com dois. Herói contra o Nova Iguaçu, Di Maria, outro com “nome” de craque argentino, tem um. Vale lembrar que os gols feitos na famigerada Seletiva contam na artilharia geral do Campeonato Estadual. Atualmente, o líder de gols marcados é Babi, do Macaé, com quatro. Precisando de uma vitória simples sobre o Friburguense no fim de semana para avançar à Taça Guanabara, o Americano espera continuar contando com seu goleador.
Hotel de Deus
Já está disponível o resultado provisório, após os recursos do gabarito, do processo seletivo simplificado (PSS) para preenchimento de 37 vagas de profissionais que atuarão no Hotel de Deus, em Macaé. O resultado final sairá amanhã, no portal da Prefeitura. O PSS pretende selecionar nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos geriatras e assistentes sociais. Eles estarão sujeitos a um cadastro de reservas para eventuais demandas no Novo Centro de Convivência do Idoso.
Tensão
A escalada de tensão entre Estados Unidos e Irã, com o ataque de mísseis iranianos a bases estadunidenses no Iraque na última terça-feira, fez o preço do petróleo disparar no mercado internacional. O receio por um contra-ataque dos EUA elevou o valor do barril para US$ 71,8 – o maior desde meados de setembro do ano passado. Ontem, o presidente Donald Trump anunciou novas sanções econômicas ao país do Oriente Médio, mas também disse que o Irã estaria recuando e que os Estados Unidos querem abraçar a paz.
Queda
Com a diminuição das tensões e informação de que os EUA aumentaram sua produção de óleo e gás, o mercado reagiu imediatamente e o preço do petróleo sofreu forte queda de 4%, sendo cotado a US$ 65,5. No entanto, após horas após o pronunciamento de Trump, foguetes atingiram na capital iraquiana Bagdá. Um deles caiu a cerca de 100 metros da embaixada dos Estados Unidos. Não há informações de vítimas e sobre a origem dos disparos. O presidente estadunidense também abriu a possibilidade para a negociação de um novo acordo nuclear com o Irã. A expectativa é de que o valor do barril siga instável, no aguardo de novas notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS