Dia D da vacinação contra o sarampo neste sábado
30/01/2020 21:41 - Atualizado em 19/02/2020 15:31
O Dia D de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado, 1, das 8h às 17h, em 10 unidades de saúde de São João da Barra. Serão imunizadas nesta 1ª Etapa da Campanha Estadual de Intensificação, que prossegue até o dia 13 de março, pessoas de 6 meses a 59 anos que ainda não foram vacinadas.
 
Crianças de 6 meses a um ano receberão a dose D e, após completarem um ano, deverão voltar à unidade de saúde para iniciar o esquema vacinal. Pessoas de um a 29 anos, que tomaram a primeira dose, no prazo mínimo de um mês, deverão tomar a segunda dose ou comparecer para receber a primeira dose. Acima de 30 anos, ainda não vacinadas, a dose é única.
A vacina está disponível na Unidade Mista de Saúde (UMS) Felix de Sá, na sede do município, nas Estratégias Saúde da Família (ESF) de Atafona, Açu, Grussaí, Barcelos, Campo de Areia e Mato Escuro, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cajueiro, Sabonete e Quixaba.
Com o slogan “Rio sem Sarampo”, a campanha visa intensificar a vacinação contra a doença, contribuindo, também, para a redução do risco de disseminação e adoecimento pela caxumba e rubéola.
O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, particularmente em crianças desnutridas e menores de cinco anos de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS