Saúde mental no Janeiro Branco
25/01/2020 20:31 - Atualizado em 19/02/2020 15:29
Divulgação
O primeiro mês do ano é um marco na conscientização quanto à saúde mental, por ser o período em que as pessoas fazem planos para o futuro e para por sonhos em prática. A campanha Janeiro Branco convida todos a pensarem mais em si e na qualidade dos relacionamentos consigo, com o outro, com as emoções, pensamentos e comportamentos. Na região, o único município a realizar ações dentro da campanha foi São João da Barra que, na última terça (21), promoveu uma ação, no calçadão Dirceu da Graça Raposo, alertando para a importância da prevenção a transtornos. Em Campos o grupo Voluntários da Luz, do Projeto Fluzz, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Imperial, unindo centenas de profissionais.
Em São João da Barra a campanha “Quem cuida da mente, cuida da vida” contou com palestras, distribuição de material informativo e dinâmicas com a população. A secretária municipal de Saúde, Arleny Valdés, destacou os serviços oferecidos. “A rede municipal conta com atendimento especializado na prevenção e cuidados com a saúde mental”.
O município conta com psicólogos e psiquiatras nas unidades do Açu, Mato Escuro, Barcelos, Grussaí e na sede, no ambulatório ampliado e Caps. “Estamos à disposição da população com profissionais em todo município”, explicou coordenadora de Saúde Mental, Vânia Oliveira.
Trabalho voluntário — Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), diversos fatores podem colocar em risco a saúde mental dos indivíduos; entre eles, rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável, violência e violação dos direitos humanos.
Regilane Monteiro é psicanalista e terapeuta e membro do grupo Fluzz. Ela fala sobre a importância de um trabalho preventivo no trato com a saúde mental, para que a pessoa se conheça melhor, entrando em contato consigo e buscando respostas para questionamentos próprios, mantendo o equilíbrio emocional, alinhando energias e prevenindo males como ansiedade e depressão. Para Regilane, é fundamental que as pessoas percam o preconceito e procurem ajuda profissional antes que os transtornos apareçam por estarem se agravando.
— É importante estar em equilíbrio para prevenir transtornos emocionais, como por exemplo a ansiedade, que hoje representa uma crise na sociedade. Atualmente, a cada 10 pessoas, nove sofrem de ansiedade, depressão, dentre outros transtornos. A ansiedade é a mais vista e quando não tratada, desencadeia outros transtornos mais graves — disse a terapeuta que convoca os profissionais de Campos a se engajarem para mostrar à população, a importância do trabalho preventivo e alerta ainda que, muitas vezes, os casos chegam aos profissionais já em início de desenvolvimento de quadros depressivos, pelo preconceito que as pessoas têm, em procurar ajuda profissional.
Regilane ressalta ainda a importância do voluntariado e convida os terapeutas de Campos e região, interessados em participar como voluntários, a procurarem a coordenadora do Projeto Fluzz, a psicóloga e terapeuta integrativa Gabriela Tavares de Alvarenga, de 7h às 18h, no Ambulatório Ampliado de Saúde Mental que, funciona na UBS do Parque Imperial.
Projeto Fluzz — O grupo Voluntários da Luz atua com terapias integrativas, que unem técnicas como yoga, meditação, reiki e barra de access, atendendo pacientes com quadros clínicos de ansiedade, depressão e traumas, mas também pacientes em busca de autoconhecimento e desenvolvimento, o que previne quadros clínicos de transtornos mentais e emocionais.
O grupo, que envolve mais de 200 voluntários, existe há pouco mais de um ano e atua diariamente no ambulatório na UBS do Parque Imperial, com atendimento presencial e também realiza atendimentos online. Dentre os profissionais há ainda voluntários de arteterapia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS