Heliporto do Açu começa a ser construído em fevereiro
17/01/2020 14:36 - Atualizado em 19/02/2020 15:28
Reunião da prefeita com representantes de empresa
Reunião da prefeita com representantes de empresa / Divulgação - SJB
O Heliporto do Açu, em São João da Barra, começará a ser construído em fevereiro e a previsão é que seja inaugurado em agosto. O cronograma para a construção do Aeródromo Norte Fluminense foi entregue à prefeita Carla Machado na tarde dessa quinta-feira (16) pelo diretor da Aeropart Francisco Pinto. A empresa tem contrato de 40 anos no município. O heliporto será construído em uma área de 210 mil metros quadrados, a 15 quilômetros do Complexo Portuário do Açu.
Durante a reunião na secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Carla apresentou aos representantes da Aeropart a infraestrutura oferecida pelo município. A prefeita também pediu que a empresa contrate trabalhadores do município. “Peço a conscientização do grupo Aeropart em relação à contratação de mão de obra e a utilização dos nossos serviços”, ressaltou.
Para Francisco Pinto, o encontro com a prefeita Carla Machado foi importante e as demandas apresentadas são justas. “Toda concessionária precisa se preocupar com a comunidade em que vai atuar”, disse. Ele também explicou que, em princípio, será implantado um heliporto, funcionando como aeródromo civil público. A ideia é no futuro contar com pista para aviões.
O grupo, que participou da terceira reunião no município, já obteve licença ambiental junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), deliberação do Comando da Aeronáutica (Comaer) e autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). “Só falta a licença da Prefeitura. Já conversamos com o secretário de Obras e Serviços, Alexandre Magno, para atendermos todas as exigências legais”, disse o empresário.
Participaram da reunião os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Marcelino Souza; Obras e Serviços, Alexandre Magno; Meio Ambiente e Serviços Públicos, Joice Pedra; Planejamento, Allan Barcellos e Pesca, Analiel Viana.
Cliente — Além de atender às demandas do Porto do Açu, o heliporto desperta o interesse da Pretrobras. Representantes da empresa visitaram no início desta semana a área que já está sendo preparada para a construção.
Os representantes da Aeropart apresentaram à prefeita o certificado do Peotram Aéreo 2018, da Petrobras — Prêmio do Programa de Excelência nas Operações de Transporte Aéreo e Marítimo —, pelo desempenho na gestão e segurança do Aeródromo Terrestre.
Fonte: Prefeitura de SJB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS