Primeira soltura de tartarugas do verão acontece em Atafona
10/01/2020 15:50 - Atualizado em 21/01/2020 17:38
Soltura de tartarugas em Atafona
Soltura de tartarugas em Atafona / Secom SJB
Aproximadamente 500 pessoas se reuniram nesta sexta-feira (10) na orla em frente ao Espaço da Ciência, em Atafona, para a primeira soltura do ano de tartarugas marinhas da espécie Caretta caretta. A ação é do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas do Porto do Açu, em parceria com a Prefeitura de São João da Barra, através das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Educação e Cultura e Segurança Pública, Programa Tamar e Agência da Capitania dos Portos.
Estão programadas mais três ações nas praias de São João da Barra, com o objetivo de levar conhecimento e estimular as boas práticas ambientais junto à população local e veranistas. As atividades acontecerão em diferentes pontos da orla, para atingir o maior número de pessoas, durante os meses de janeiro e fevereiro.
A Gerente da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcelle Terra, aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria entre as instituições envolvidas e ressaltou que o projeto tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a preservação e conservação ambiental.
Alunos das escolas municipais que estão participando da Colônia de Férias fizeram parte da soltura de tartarugas que reuniu ainda turistas e moradores da cidade. Para a coordenadora pedagógica do Ciep municipalizado Profª Gladys Teixeira, Albertina Lopes, foi a oportunidade para muitas crianças verem pela primeira vez um filhote de tartaruga. “Elas ficaram encantadas com a soltura, foi uma experiência enriquecedora”, destacou.
O Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas atende a diretrizes técnicas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Tamar e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Em 11 anos de programa, são mais de 13 mil ninhos registrados e cerca de 912 mil filhotes soltos ao mar.
As próximas solturas acontecem no dia 24, em frente ao Polo Gastronômico, em GrussaÍ, às 9h, no dia 07 de fevereiro na Lagoa de Iquipari, às 16h e, encerrando o projeto, no dia 21 de fevereiro, no Açu, em frente à Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, às 16h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS