Municípios da foz do Paraíba do Sul promovem iniciativas de acessibilidade ao mar
10/01/2020 15:35 - Atualizado em 21/01/2020 17:37
  • SFI buscou inspiração em projeto de Marataízes, no Espírito Santo

    SFI buscou inspiração em projeto de Marataízes, no Espírito Santo

  • SFI buscou inspiração em projeto de Marataízes, no Espírito Santo

    SFI buscou inspiração em projeto de Marataízes, no Espírito Santo

São Francisco de Itabapoana lançou o projeto "Praia é para todos", que oferece acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes que têm o desejo de se banhar nas águas do mar. A estrutura contará com cinco cadeiras anfíbias e a parceria dos Guardas Vidas em Gargaú, Guaxindiba, Manguinhos e Santa Clara. As atividades vão iniciar, no próximo domingo (12), com alunos da Apae Arco Íris de Luz na praia do Sonho.
— Eu estava na praia dos Sonhos e uma pessoa me contou que em uma família tinha uma menina cadeirante que tinha o sonho de entrar no mar. Me contaram que tinha esse projeto em Marataízes e eu fui pesquisar. O projeto não é só para cadeirantes, idosos e outras pessoas que tenham dificuldade para se locomover. Espero que a gente possa atender várias famílias — contou a prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos.
Ela contou que passou por um situação parecida na família. “Me veio, também, a lembrança do meu pai, que mais velho, várias vezes a gente o levou a beira-mar na cadeira de rodas normal, só para ele olhar...Eu fiquei pensando que talvez tivesse tido a oportunidade, ele poderia ter tomado banho de mar”, contou.
Passarelas - Do outro lado da foz, São João da Barra conta com quatro passarelas de acessibilidade na orla da praia. A do Posto 1 está localizada do outro lado da lagoa de Grussaí; Posto 2, no Polo Gastronômico; Posto 3, na praia dos Mineiros e o Posto 4, em Chapéu de Sol. Elas possuem guarda-corpos e postos de salva-vidas. Em cada uma das extremidades foram construídos quiosques para o acesso do portador de deficiência no deslocamento da Avenida Atlântica ao mar, e vice-versa, e cadeiras anfíbias disponíveis aos usuários.
“Na passarela do Posto 2, no Polo Gastronômico, existe o projeto Praia Acessível, que conta com quatro profissionais da Defesa Civil. Eles garantem o banho de mar assistido, com cadeira anfíbia, que é um atrativo para os cadeirantes nos finais de semana, aos sábados e domingos, das 8h às 17h, na alta temporada”, informou o coordenador da Defesa Civil, Wellington Barreto.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS