Carro fumacê no combate ao Aedes aegypti em São João da Barra
06/01/2020 17:18 - Atualizado em 21/01/2020 17:35
A população sanjoanense deve se manter em alerta para a passagem do carro fumacê, do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), da Secretaria Municipal de Saúde com pulverização do inseticida. São dois carros atuando diariamente nos seguintes horários: de 5h às 8h e das 17h30 às 20h30. A ação é para combater o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya, em sua fase adulta.
Os veículos fumacê atuam, cada um, em determinadas áreas do município. Um deles roda toda sede do município, além das praias de Atafona, Chapéu de Sol e Grussaí. O outro em Cajueiro, Degredo e nas localidades dos do 5º e 6º distritos.
- O ideal é controlar os mosquitos em sua fase jovem, enquanto são larvas e pupas, e ações são periodicamente realiadas nesse sentido. Mas adotamos o carro fumacê como uma ferramenta para atingir os mosquitos na fase adulta - diz o diretor do NCZ, Marcos Machado.
A orientação, do diretor do NCZ, é que quando o UBV pesado (fumacê) passar, que as pessoas abram suas residências para que o inseticida chegue no interior dos imóveis e consiga alcançar os mosquitos que estiverem dentro da casa.
Mutirão — O NCZ começa no próximo dia 10, o calendário de mutirões de combate ao Aedes aegypti. Inicialmente, serão seis e o primeiro será na Praia do Açu. Durante os mutirões, pneus e outros objetos que costumam acumular água também são recolhidos e bueiros tratados com larvicida. “Seguimos tentando evitar que os mosquitos nasçam de todas as formas. O importante é não deixar o mosquito nascer e evitar a água parada é fundamental”, finaliza Machado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS