Diretor do CRDI orienta população sobre riscos de doença em caso de chuva
28/01/2020 15:26 - Atualizado em 31/01/2020 16:37
Diretor do CRDI
Diretor do CRDI / Divulgação/Prefeitura de Campos
A Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fez um alerta para aumento dos riscos de aparecimento de doenças infectocontagiosas neste período chuvoso. O objetivo é evitar os riscos de contágio de doenças transmitidas pelo contato com a água.
A água parada também pode favorecer o desenvolvimento do Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya.
Segundo o diretor do Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), o médico Luiz José de Souza, a população deve evitar o contato com a água. Ele destaca que o transbordo de esgoto, por exemplo, pode deixar o ambiente mais propício para o surgimento de bactérias, vírus e fungos e doenças, como a leptospirose.
— Se a pessoa pisar na água contaminada pela urina do rato e tiver qualquer ferida no pé, pode adquirir a leptospirose. E caso aconteça algum transbordo de esgoto, pode contaminar a água limpa e pessoa acabar consumindo. É preciso evitar o contato e o consumo da água — informou.
Outras doenças que podem surgir durante o período de chuvas é a diarreia infecciosa, hepatite A, febre tifoide, além de parasitoses intestinais e verminoses. Luiz José de Souza dá outras dicas, que devem ser seguidas para evitar as doenças.
— As pessoas devem evitar entrar em locais de água parada. Se for realmente necessário entrar na água, devem utilizar botas de borracha ou outro tipo de proteção. E caso molhem os pés, lavar o local com água e sabão. Para lavar o alimento evitando a contaminação, deve utilizar uma mistura de água comum com poucas gotas de água sanitária. Ferver a água sempre que possível também pode evitar a contaminação — afirmou.
Caso apresentem sintomas, como febre, diarreia, dor no corpo, olhos amarelados, escurecimento da urina, a Prefeitura de Campos disponibiliza o Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI) para realizar o diagnóstico preciso e precoce. A unidade funciona ao lado do Hospital dos Plantadores de Cana, das 8h às 17h, de segunda e a sexta-feira.
Fonte: Prefeitura de Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS