Municípios mantêm alerta e nível de rios ainda preocupa Defesa Civil
Paula Vigneron e Camilla Silva 27/01/2020 09:46 - Atualizado em 31/01/2020 16:31
  • Águas do Muriaé chegam a BR 356 e interditam trânsito

    Águas do Muriaé chegam a BR 356 e interditam trânsito

  • Moradores de Três Vendas acompanham cheia do Muriaé

    Moradores de Três Vendas acompanham cheia do Muriaé

  • Rio Paraíba já atingiu Cais da Lapa

    Rio Paraíba já atingiu Cais da Lapa

  • Em Santo Antônio de Pádua, rio Pomba está em 5,97m

    Em Santo Antônio de Pádua, rio Pomba está em 5,97m

A segunda foi de sol e a preocupação com a água que cai do céu mudou para aquela que brota no chão nas casas e quintais de Três Vendas, em Campos. A situação se repete em oito municípios da região Norte e Noroeste Fluminense afetados pelas cheias dos rios, em consequência das fortes chuvas nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, onde cerca de 15 mil pessoas estão fora de suas casas. Durante todo o dia, o movimento de caminhões e carros nas ruas, e de móveis que sobem e descem escadas procurando sempre um lugar mais seguro é constante. Em Itaperuna, o corpo do jovem que pulou no rio Muriaé foi encontrado na altura do bairro Matadouro. Em Porciúncula, uma morte também foi contabilizada no sábado. Por causa da alta do rio Muriaé, a BR 356 apresenta dois pontos de interdição: a avenida Cardoso Moreira, no Centro de Itaperuna, e no trecho entre Campos e Cardoso Moreira, próximo à entrada do distrito de São Joaquim.
Nesta segunda-feira (27), os rios Pomba, Carangola e Muriaé já apresentam diminuição de nível em municípios do Noroeste, mas o último se mantém volume constante em Itava e Cardoso Moreira. O rio Paraíba do Sul, em Campos, que tem esses rios como afluentes, atingiu 9,08 metros. O transbordamento acontece quando o nível das águas chega a 10,40 metros. Também na cidade, dez famílias foram transferidas para abrigo em uma igreja e para residências de familiares e amigos, na localidade de Três Vendas, onde a BR 356 apresenta infiltração.
Porciúncula concentra o maior número de desalojados ou desabrigados na região: 4700, segundo o último levantamento realizado pelo município. O nível do rio Carangola, que chegou a 8,22m, caiu para 5,98, ainda acima da cota de transbordo que é de 5,20m. No sábado, o corpo de um homem, conhecido como Anderson Titolei, foi encontrado por volta das 16h, em uma área inundada no Centro.
Em Itaperuna, O corpo do Tarciano dos Reis Gama, de 19 anos, que pulou no rio Muriaé na tarde do último sábado (25), foi encontrado no início da tarde desta segunda-feira (27), na altura do bairro Matadouro, em Itaperuna. Ele estava acompanhado por três amigos que também brincavam nas águas. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o corpo foi avistado por populares, que acionaram a equipe. No município, a cota do rio Muriaé baixou pela primeira vez, em vários dias, às 3h30 desta segunda-feira, quando começou a cair, em média, dois centímetros por hora. Duas mil e cem pessoas ainda não puderam retornar às suas residências. De acordo com a Defesa Civil do município, às 10h o nível do rio já havia diminuído 15 centímetros, registrando 5,84m contra os 5,99m verificados às 21h15 do domingo. A expectativa da equipe de monitoramento do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil é de que essa queda de registros venha a ser constante, apesar das previsões de tempo nublado, com pancadas de chuvas isoladas e ventos fracos a moderados, com rajadas, nesta segunda-feira. 
Já a Defesa Civil de Cardoso Moreira está em estágio de alerta máximo. Às 8h, o nível do rio Muriaé, que corta a cidade e cuja cota de transbordo é 8 metros, estava em 10,73 metros. "Seguimos em vigilância, monitorando a situação do nível do rio nos municípios à montante. Defesa Civil em estágio de alerta máximo", informou. A BR 356 está interditada, próximo a entrada do distrito de São Joaquim, por causa da elevação do rio Muriaé.
A Defesa Civil de Italva, que segue monitorando o rio Muriaé, informou que, de acordo com a última medição, feita às 6h30 desta segunda, o nível das águas estava em 5,29 metros, totalizando 1,09 metros acima da cota de transbordo. “Houve aumento durante a madrugada, mas, neste momento, encontra-se estável. Continuamos em estado de alerta”, informou o órgão.
Já no município de Bom Jesus de Itabapoana, onde o rio também transbordou e invadiu ruas e casas, o prefeito Roberto Tatu decretou situação de emergência. Há 1,4 mil pessoas desalojadas e desabrigadas. Foi definido ponto facultativo, nesta segunda e terça (28), para todas as repartições da administração pública afetadas pelas chuvas. Entre os serviços suspensos, está a Clínica da Família. A unidade está com acesso impedido devido ao alcance das águas. A última medição, feita às 10h, indicou que a cota está em 5,05 metros, com redução de 95 centímetros nas últimas horas. 
Com 3 mil pessoas afetadas pela enchente do rio Pomba, Santo Antônio de Pádua registrou, nesta manhã, a diminuição do nível das águas e saiu da cota de transbordo (5 metros). De acordo com a Defesa Civil, a última medição indicou que o rio atingiu 4,85 metros. Estão sendo realizados trabalhos de limpezas das ruas, comércios e casas para que os moradores possam retornar à normalidade.
Em Laje do Muriaé, que contabiliza 60 desabrigados e 3220 desalojados, o nível do rio Muriaé, cujo transbordamento acontece em 5,15 metros, baixou mais de 50 centímetros, de acordo com informações da Defesa Civil. A medição exata não pôde ser feita porque, com a força das águas, a régua utilizada foi arrastada. O coordenador do órgão, Alexandro Vicente Fernandes, explicou que, na parte da mais baixa do município, as águas ainda estão 1,30 metros acima da cota de transbordo, mas a previsão é de que, sem chuvas na cabeceira do rio, o nível pode normalizar ainda nesta segunda.
— Quarenta por cento dos pontos alagados já estão voltando ao normal. Agora, estamos fazendo com que as pessoas voltem às suas vidas normais onde a água já baixou. Estamos auxiliando com medicamentos, limpeza, alimentos, água, colchão. A gente está ajudando a amenizar — explicou Alexandro.
Já em Natividade, o nível do rio Carangola, nesta manhã, baixou para 5,50 metros, sendo 5,15 metros a cota-limite para transbordamento. De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Ademilson Gomes, há muita lama nas vias, algumas ruas permanecem interditadas e o serviço de limpeza foi iniciado. No bairro Liberdade, foram constatadas rachaduras em duas casas, que passarão por avaliação. A cidade contabiliza, no momento, 120 famílias desalojadas e sete desabrigadas.
Famílias são retiradas de suas casas em Três Vendas
Famílias são retiradas de suas casas em Três Vendas / Divulgação - Supcom
Prefeitura de Campos faz mudança de 35 famílias em Três Vendas
Na beira da BR 356, que tem dois pontos de interdição total no trecho entre Campos e Cardoso Moreira, moradores de Três Vendas se reúnem e falam da preocupação com a possibilidade de rompimento de um dique, que mantém represada, com dificuldade, a água na margem esquerda da pista. A lembranças das enchentes de 2007 e 2012 que causaram o rompimento da estrada, que funciona como um segundo dique, ainda é viva na memória da maioria dos moradores. Na localidade, a água também chega por baixo, nos chamados minadouros, que jogam a água do rio para o quintal das casas sem passar pela superfície.  
— No sábado, eu subi as minhas coisas para o andar de cima da minha casa e fui com meu marido e meus filhos para a casa da minha mãe, em Boa Vista. Em 2012, eu não quis sair porque achei que a água não chegaria e perdi quase tudo o que tinha. Dessa vez, não quis pagar para ver — contou Delma Lima, que na tarde desta segunda foi ao local ver como estava sua residência. 
A lembrança das duas últimas enchentes na localidade é exposta na arquitetura do bairro, onde a maior parte das residências tem um segundo andar. Nele são guardados móveis, eletrodomésticos e roupas, que garantem também um sono um pouco mais tranquilo durante a noite.
A Prefeitura de Campos, através das equipes do Grupo de Emergência em Alagamentos, já fez a mudança de 35 famílias de Três Vendas para a igreja da localidade, uma unidade escolar no Parque Aldeia e casa de familiares e amigos. A Prefeitura está atuando na localidade desde a tarde do último sábado (25), onde os trabalhos estão concentrados devido à cheia do Rio Muriaé. O nível do rio subiu consideravelmente nas últimas horas.
Segundo o major Leandro Paiva, da Defesa Civil Municipal, nesta segunda-feira foi ampliada a força-tarefa em Três Vendas. Desde sábado, foram colocados sacos de areia e utilizados 20 caminhões de terra em um trecho próximo ao dique do Canal da Onça. Uma retroescavadeira ajuda na colocação do material. A Prefeitura disponibilizou ainda caminhões para mudança dos moradores e providenciou abrigo provisório.
Estradas - A Arteris Fluminense, concessionária que administra a BR 101, informou que também está monitorando o nível do rio Itabapoana, na divisa entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro. "Caso o nível do rio atinja o tabuleiro da ponte, de acordo com nossos técnicos, como medida mitigatória de segurança e prevenção, a pista será fechada em ambos os sentidos, e rotas alternativas serão sinalizadas. Neste momento, o nível de água do rio Itabapoana está a 1,20m do tabuleiro da ponte", explicou a empresa em nota.O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) atua, desde a última sexta-feira (24), quando começaram as fortes chuvas, no Norte e Noroeste Fluminense. O órgão afirmou que “engenheiros e equipes do departamento estão trabalhando em conjunto com as prefeituras locais, como de São Francisco de Itabapoana, Itaperuna e Bom Jesus de Itabapoana, cedendo caminhões e retroescavadeiras para ajudar no que for necessário”.
Em balanço realizado nesta segunda-feira, o DER informou que as rodovias mais prejudicadas são a RJ 214, que liga os municípios de Natividade e Varre-Sai, e a RJ 230, no distrito de Rosal, em Bom Jesus do Itabapoana.
“Além da remoção de barreiras, o DER está cooperando com os municípios atingidos. É muito importante, num momento como este, que o estado esteja presente com todas as possíveis medidas de apoio à nossa população”, declarou o presidente do DER, Uruan Cintra de Andrade.
Nível dos rios na noite desta segunda
Rio Paraíba do Sul:
Campos — Nível de transbordo: 10,40m / atual: 9,08m
Rio Muriaé:
Italva — Nível de transbordo: 4,20m /atual: 7,22m
Cardoso Moreira — Nível de transbordo: 8m / atual: 10,71m
Laje do Muriaé — Nível de transbordo: 5,15m / atual: 7,55m (pela manhã de domingo. Não houve nova medição porque a régua foi danificada, mas nível diminuiu cerca de 50 centímetros nesta segunda-feira)
Itaperuna — Nível de transbordo: 4,5m / atual: 5,82m
Rio Pomba:
Santo Antônio de Pádua — Nível de transbordo: 5m / atual: 3,56m
Rio Itabapoana:
Bom Jesus do Itabapoana — Nível de transbordo: 2,10m / atual: 5,03m
Rio Carangola:
Porciúncula — Nível de transbordo: 5,20m / atual: 5,98m 
Natividade — Nível de transbordo: 5,15m / atual: 5,50m
Rodovias afetadas
— RJ 214: Equipes do DER removeram barreiras e estão trabalhando na contenção de um deslizamento de terra na borda da estrada para desvio de água. Local devidamente sinalizado e tráfego mantido;
— RJ 230: Houve remoção de barreiras e erosão na pista, que se encontra sinalizada. Os trabalhos de recuperação do asfalto começarão assim que as chuvas cessarem e a pista secar. O DER-RJ está cooperando com a Prefeitura de Bom Jesus de Itabapoana para a desobstrução das barreiras
— RJ 116: Interditada por conta do transbordamento do rio. Tão logo cessem as chuvas ou o nível das águas diminua, o DER-RJ poderá atuar na recuperação do desvio de Areia Branca (municipal), que liga a rodovia à BR 356. Por meio de um plano de trabalho, assinado esta semana entre o departamento e o município, os serviços serão realizados assim que possível.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS