Sem indícios de crime no desaparecimento de bombeiro pastor
Virna Alencar 23/01/2020 16:40 - Atualizado em 25/01/2020 19:24
A Polícia Civil não descarta a hipótese de que o desaparecimento do sargento bombeiro João Marcos Mury de Aquino, pastor da Igreja Batista do Parque Guarus, em Campos, tenha sido voluntário. Ele foi visto pela última vez na sexta-feira passada (17), ao sair do trabalho do 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Macaé, onde é lotado, e teria deixado o carro no local, com a chave na ignição. O bombeiro campista ainda enviado mensagem, por um aplicativo, dizendo estar bem. Isso ocorreu no sábado (18), quando familiares registraram o desaparecimento na 123ª Delegacia de Polícia. A família, no entanto, alega não ter havido um contato efetivo com João Marcos e teme por um possível sequestro.
Divulgação
Os indícios não apontam que o bombeiro tenha sido vítima de algum crime, segundo o delegado titular da 123ª DP de Macaé, Filipe Poys Lima. Na última terça-feira (21), a polícia teve acesso a imagens das proximidades do Batalhão do Corpo de Bombeiros, que mostram João Marcos, entrando em um carro por vontade própria. O sargento deveria assumir o plantão nesta quarta-feira (22), mas não compareceu ao 9º GBM. O delegado informou que as investigações continuam. “Depoimentos de familiares estão sendo tomados e diligências estão em andamento”.
Filipe Poys Lima informou que a filha do bombeiro foi ouvida na terça-feira (21), mas informou apenas que o pai entrou no plantão, deixou o carro no quartel com a chave na ignição e não retornou para casa. “Fomos ao local e verificamos que foi o que realmente aconteceu. Mas, ela não forneceu elementos que pudessem auxiliar nas investigações. Estamos em fase de apuração. Não sabemos se ele foi sequestrado ou se está dando um tempo, não quer ser encontrado. Conversamos com o comandante do Grupamento e fomos informados de que ele tinha o costume de sair e deixar o carro quartel. Ainda não temos notícias do que aconteceu e esse caso ainda é uma incógnita – comentou o delegado, ressaltando que a população pode colaborar, passando informações à Polícia Civil pelo telefone (22) 2796-1559.
No 9º GBM, onde João Marcos foi visto pela última vez, na manhã da sexta-feira (17), um militar informou que João Marcos não assumiu o plantão e que seu veículo continua na unidade.
Nas redes sociais, familiares informaram que registraram o desaparecimento no sábado (18) e que, apesar de saberem que o pastor está viajando, ainda não conseguiram um contato efetivo com o ele. Desde o final de semana, o desaparecimento de João Marcos vem gerando compartilhamentos nas redes sociais. Internautas pedem para que, em caso de notícias, as pessoas liguem para o 9º GBM pelo telefone (22) 2772-3178.
No domingo (19), a Coalizão Conservadora Batista, por meio do pastor Joaquim José da Costa Dias, divulgou uma nota oficial na internet. “No status do whatsapp da esposa dele, na noite do dia 18/01/2020, lemos que o pastor João fez contato com a família afirmando que estava bem. Mas não sabemos as reais condições dele, nem as circunstancias que o cercam, nem temos notícias de sua localização”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS