TEC Campos recebe Certificação Nacional de Qualidade
17/01/2020 12:28 - Atualizado em 20/01/2020 17:24
Divulgação
A TEC Campos, incubadora de base tecnológica sediada em Campos, acaba de receber a Certificação Nível 2 da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) como Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne). Este é o nível mais alto já alcançado por uma incubadora até hoje no Brasil e a TEC Campos é a única no interior de toda a região Sudeste a receber a Certificação Nacional de Qualidade. No Brasil, das quase 400 incubadoras existentes, apenas 17 conseguiram atender às exigências do Cerne 2 para garantir esse reconhecimento.
O Cerne é uma plataforma que avalia as incubadoras e emite um certificado que garante a qualidade dos serviços prestados. Para isso, determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade das incubadoras. São 4 níveis: Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4 e, por enquanto, no Brasil, não existe incubadora que tenha atingido os graus 3 e 4 de maturidade. O Cerne é uma base de referência para que as incubadoras de diferentes áreas e portes possam reduzir o nível de variabilidade na obtenção de sucesso das empresas apoiadas.
O ecossistema de empreendedorismo e inovação – do qual fazem parte o Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, do Instituto Federal Fluminense (IFF), e a TEC Campos – vem sendo fortalecido nos últimos anos na região. A TEC Campos, primeira incubadora de empresas do interior do estado do Rio de Janeiro, atualmente está com 15 empresas incubadas, já sensibilizou mais 11 mil pessoas sobre o ecossistema empreendedor e oferece dois cursos de Plano de Negócios por ano para capacitar novos empreendedores.
— A conquista do certificado Cerne 2 confirma a tradição da incubadora de investir em inovação e qualidade para capacitar os empreendedores do interior fluminense — destaca o diretor de Inovação e Internacionalização do IFF, Henrique da Hora, também presidente da TEC Campos.
Treze anos de apoio a empreendimentos de base tecnológica
A TEC Campos nasceu no dia 16 de outubro de 2006 a partir de uma parceria do IFF e da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) com instituições comprometidas com o desenvolvimento regional, tais como: Fundação Pró-IFF, Universidade Federal Fluminense (UFF), Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e Prefeitura de Campos.
A TEC Campos é um instrumento de desenvolvimento do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, que abriga empreendimentos de base tecnológica com ênfase em inovação, visando torná-los mais competitivos. Para atender a esse objetivo, a incubadora de empresa oferece também cursos de capacitação para os novos empreendedores e monitora a atuação das empresas recém-criadas para apoiá-las nos primeiros anos de atuação.
Fonte: Ascom IFF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS