Sorriso Maroto no Balneário de Atafona
11/01/2020 12:05 - Atualizado em 20/01/2020 17:02
Divulgação
Neste domingo (12), às 18h, no Balneário de Atafona, acontece a apresentação do grupo de pagode Sorriso Maroto, que tem alcançado inúmeros sucessos em sua carreira, sendo uma referência na área romântica. O show deve atrair um grande público, uma vez que o grupo tem muitos fãs em Campos e São João da Barra, além de cidades da região Norte Fluminense.
Em 1997, um grupo de amigos do Grajaú, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, se juntou para fazer um pagode nas festas da turma. A iniciativa partiu do então vocalista Cris, o mais velho, na época com 23 anos. Com o sucesso que começou a fazer entre os mais chegados, a galera não demorou a se empolgar e levar a brincadeira a sério, o que resultou no Sorriso Maroto, que hoje é formado por Bruno (voz), Sérgio (violão), Fred (surdo), Vinícius (teclado) e Cris (pandeiro).
O potencial artístico do grupo logo chamou atenção de empresários e produtores do ramo. A lista de shows foi aumentando e as noitadas da adolescência deram lugar aos compromissos de uma banda profissional. Aos poucos, o Sorriso Maroto foi conquistando espaço e amigos no universo pagodeiro e logo estava se apresentando nas principais casas de samba do Rio, abrindo shows para Zeca Pagodinho e Beth Carvalho, entre outros. Com o CD de estreia, “Sorriso Maroto”, o grupo se tornou um dos mais executados nas rádios do país.
Lançado apenas em 2001, o primeiro projeto, Sorriso Maroto, ganhou “Disco de Ouro” e alcançou o topo das rádios brasileiras com o single “Ainda Gosto de Você”. No ano seguinte, o grupo lançou o trabalho Por Você, que contou com seis singles, presentes também no repertório do seu primeiro DVD: Por Você Ao Vivo, lançado em 2004. Sucesso de público, o álbum ficou entre os cinco primeiros lugares dos CDs brasileiros mais vendidos em São Paulo.
Em 2006 e 2007, o Sorriso lançou o álbum É Diferente e o DVD É Diferente: Ao Vivo, que recebeu a marca de “DVD de Platina”, certificando a venda de mais de 50 mil álbuns pela ABPD. Nos anos seguintes, todos os trabalhos lançados pelo grupo receberam a certificação de “Disco de Ouro”, sendo eles, 100% Sorriso Maroto, em 2008; Sinais, em 2009; Ao Vivo em Recife, em 2010, gravado no Marco Zero, para mais de 200 mil pessoas; e Sorriso 15 Anos – Ao Vivo, em 2012, em comemoração aos 15 anos do grupo, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, com um público superior a 80 mil pessoas.
O projeto seguinte, Riscos e Certezas, foi gravado em 2012 no Avatar Studios em Nova York e lançado um ano depois. O EP mostrou uma nova estética do grupo, unindo o R&B ao samba na música “Mais Fácil (Easier)”, que contou com a participação do norte-americano Brian Mcknight. “Ta Bom, Aham”, “Pra Você Escutar”, “Fofinha Delicia”, sucesso na trilha sonora da novela Amor à Vida, e “Guerra Fria”, que contou com a dupla Jorge e Mateus e esteve nas primeiras posições do ranking das músicas mais executadas nas rádios do Brasil no primeiro semestre de 2014, são as outras músicas do trabalho.
Ainda em 2014, o Sorriso gravou e lançou o DVD Sorriso Eu Gosto no Maracanazinho, que reafirmou a presença do samba em grandes arenas, e trouxe uma superprodução digna dos maiores artistas internacionais, com direito a uma cenografia tecnológica, inovadora e futurista.
Com nove certificações de “Discos de Ouro”, três de “DVD de Platina” e dois de “DVD de Ouro”, somando mais de um milhão de discos vendidos, a banda está sempre em busca por inovações, o que os levou a fechar parcerias com grandes fenômenos do mundo da música, como Jorge & Mateus, Ivete Sangalo, Michel Teló, Brian McKnight, Gusttavo Lima, Jammil E Uma Noites, Trio Ternura e Revelação.
Sucesso da música popular brasileira, o Sorriso recebeu seu primeiro Prêmio Quem, escolhido pelo voto popular como a Melhor Banda, em 2012, repetindo a dose em 2013. Nesse mesmo ano, ganhou o Prêmio Multishow na categoria de Melhor Grupo, se tornando bicampeão em 2014.
Depois desses projetos gigantes, o Sorriso traçou seu próximo desafio e se recolheu em uma “casa dos sonhos”, com o objetivo de resgatar o clima das reuniões que marcaram a origem do grupo, não só musical, mas também pessoal, quando os cinco se encontravam na casa do Cris, todos os dias, para criar arranjos, gravar músicas e ensaiar.
Os produtores Bruno Cardoso, Leandro Oliveira (Lelê) e Sergio Jr conduziram a gravação com Jota Moraes, Prateado e Michel Fujiwara, responsáveis pelos arranjos. “De Volta Pro Amanhã” também conta com grandes participações especiais: Wesley Safadão, um grande amigo do Sorriso desde os encontros nos festivais do Nordeste; Nego do Borel, do funk carioca, que pretende trazer um novo gingado para o samba do grupo, e Roupa Nova, que além de parceiros são uma grande influência para o próprio Sorriso. (A.N.) (C.C.F.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS