Revelado Segredo de um Vinho da Serra Gaúcha
19/01/2020 19:42 - Atualizado em 19/01/2020 21:00
COLUNA DE VINHOS
By João Ricardo Correa Rodrigues
Vamos a Serra Gaúcha descobrir um delicioso segredo, não mais guardado pela Vinícola Marques Pereira!
A VINÍCOLA
A Casa Marques Pereira produz uvas viníferas desde 2004 quando foi adquirida a propriedade da Quinta da Orada, em Monte Belo do Sul.
Tendo os seus vinhos produzidos através de parcerias com outras vinícolas e sob supervisão dos enólogos Marcos Vian e Anderson Schmitz desde a primeira safra em 2005. Inicialmente a intenção era que estes vinhos fossem produzidos para consumo da família e presenteados a amigos e familiares.
 
 
No ano de 2015, após observar o sucesso dos vinhos produzidos com as uvas cultivadas na propriedade da vinícola, foi tomada a decisão de lançar uma linha de produtos no mercado. O nome da linha Segredos da Adega remete a estes tesouros que por muitos anos estiveram guardados nas adegas da vinícola.
  
 
 
Os vinhedos são conduzidos predominantemente pelo sistema de espaldeira, com rendimento limitado a 2 quilos de uva por planta. Através da agricultura convencional integrada maximizamos os ganhos em qualidade das plantas aproveitando as virtudes do declive, orientação solar e composição geológica de cada parcela da propriedade.
Nas margens da estrada que corta a propriedade existe uma pequena Orada (capela de beira de estrada) em estilo neoclássico, símbolo do vinhedo.
A edícula foi construída em 1940 pelo então proprietário Salvino Panizzi em homenagem a Santo Antônio. Em regiões remotas como as colônias da serra gaúcha era comum a construção dessas pequenas oradas para as preces do dia a dia. Surgindo assim o nome Quinta da Orada, combinação do símbolo da propriedade com a descendência portuguesa da família Marques Pereira. Dentre as obras de melhoria no vinhedo está a restauração e beneficiamento do entorno da capela para uso da comunidade.
 
 
 
 
 
Atualmente a Vinícola Marque Pereira não está aberta à visitação. Uma nova sede já tem local e projeto definido e o vinhedo está passando por uma reestruturação e modernização com o intuito de receber da melhor forma possível os visitantes. Em breve a Vinícola será um lar digno de acolher com hospitalidade todos apaixonados por vinhos.
 
 
 O TERROIR
 
O vinhedo situa-se na cidade de Monte Belo do Sul, localizada no Vale dos Vinhedos. O município é o maior produtor per capita de uvas da América Latina. O terroir possui uma área de 15 hectares com altitude mínima de 466 metros e altitude máxima de 543 metros em relação ao nível do mar. Com um clima temperado e úmido, possui um solo profundo, arenoso-argiloso e fértil. Encontra-se sobre um derramamento basáltico com granulares pequenos a médios, mineral que forma cerca de 95% de seu subsolo, sendo o restante composto por rochas ácidas denominadas riolitos, dacitos e riodacitos. Ainda há uma parcela ínfima na composição do solo por cristais de quartzo.
 
 
Essa formação, além das características organolépticas que acrescentam a produção das uvas, contribui para uma perfeita drenagem do solo e perfeito amadurecimento dos frutos. O vinhedo conta ainda com uma parcela excepcional que está localizada sobre um veio de pedras semi-preciosas, a parcela, que chamamos de “Cru Jerivás”, está situada na parte mais alta da propriedade.
Curiosamente este local concentra quase toda vegetação de coqueiros Jerivás da propriedade o que rendeu o nome à parcela. Além de um subsolo recheado de ágatas e ametistas é possível ver cristais de quartzo e fragmentos de geodos que afloram sobre a terra naquela área.
  
 
 
Informações obtidas no site da vinícola: http://www.casamarquespereira.com.br/
 
 
O VINHO
Segredos da Adega Cabernet Sauvignon 2005 (uma das safras históricas);
 

Cor: rubi com reflexos alaranjado;
 
 
 
 
Aromas: discretos que vão evoluindo com o tempo, compota de frutas negras, herbáceos, florais como violeta, aromas de couro e baunilha;
Gustativo: encorpado, taninos macios, equilibrado e com final longo;
Gastronomia: boa cozinha caseira completa seu lado rústico e harmônico.
Gratinados de legumes, batatas e massas realçam sua fruta e especiarias finas. Grelhados e carnes assadas ampliam seu lado caloroso. Pequenas caças, cortes especiais e carnes acompanhadas de molho encontram a densidade necessária. Combina com todos queijos curados e de sabor picante.
 
 
Envelhecimento:24 meses em barris de carvalho francês e 1 ano em garrafa.
Temperatura de Serviço: 15 a 18ºC.
Teor Alcoólico: 13% vol
Recomendações: Decantar de 1 a 2 horas.
Vinho adquirido na loja virtual da vinícola: https://www.casamarquespereira.com.br/vinhos/
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Nino Bellieny

    [email protected]