Desemprego em Campos aumenta informalidade e o número de entregadores que pedalam para aplicativos
26/01/2020 16:25 - Atualizado em 26/01/2020 18:53
Apps como o Ifood e o recém-chegado UBER Eats facilitam vida do consumidor mas revelam o desemprego, a informalidade e a precariedade do trabalho, principalmente entre os jovens, na cidade de Campos.
Marina Silva/CORREIO
Campos, que já foi um polo de geração de empregos a partir da indústria do petróleo, com os grandes investimentos na Petrobras durante os governos petistas, nos últimos anos voltou a ser dependente do setor sucroalcooleiro, que disponibiliza vagas somente em período de safra.
O governo Diniz não foi capaz de atrair investimentos e superar a dependência do mercado petrolífero deixada pelos governos anteriores, tal como o governo Bolsonaro também não apresenta soluções, além da Reforma Trabalhista já ter provado que tinha como único intuito retirar direitos. O resultado são as constantes filas de desempregados à procura de oportunidades no Balcão de Empregos, por exemplo, revelando a agonia da população.
A solução encontrada por muitos é a informalidade, prova disso é o aumento dos vendedores de doces e balas nos coletivos, flanelinhas e guardadores de carro. Mas outra modalidade chama atenção na cidade.
Como em boa parte do país, aplicativos de entrega de comida são cada vez mais comuns. Ao longo dos últimos 4 anos, o número de entregadores acompanha a crise de desemprego que perdura na região.
Já não é difícil encontrar em nossas ruas diversos entregadores, em sua maioria jovens que, ao invés de pilotarem uma moto, estão pedalando pela cidade, principalmente em bairros da região central como Pelinca, Parque Tamandaré, Dom Bosco e Parque São Caetano. Fazem entregas desde pequenas lanchonetes até grandes restaurantes da cidade.
A “opção” pela bicicleta, apesar de mais econômica, revela a precariedade deste serviço, que obriga os entregadores a depositarem ainda mais força de trabalho por uma remuneração, em média, abaixo do salário mínimo.
Pedalar uma bicicleta para entregar comida devido ao desemprego não pode ser visto como “liberdade”, “oportunidade” ou “empreendedorismo” como gostam de afirmar alguns influenciadores.
Não podemos romantizar histórias de trabalhadores que enfrentam longas jornadas, sem direito a hora-extra, vale-alimentação, transporte, férias remuneradas, auxílio-acidente e 13º, principalmente em uma cidade como Campos que já foi um oásis de oportunidades na área do petróleo e em empreendimentos como o Porto do Açú e o Complexo Barra do Furado.
Uma pesquisa da Associação Aliança Bike traçou o perfil destes trabalhadores com base em centenas de entrevistas em diversas cidades brasileiras e assim levantou que eles são 99% do sexo masculino, 71% negros, mais de 50% tem entre 18 e 22 anos de idade e a jornada de trabalho pode chegar a 14 horas seguidas por um ganho médio mensal inferior a um salário mínimo.
Na cidade de Salvador/BA, entregadores realizaram um protesto no final de 2019, denunciando as condições injustas de trabalho.
Entre as principais reivindicações está a segurança, uma vez que os trabalhadores não conseguem visualizar o destino final de sua entrega, que os coloca em risco. Também exigem aumento dos pagamentos, em média R$ 0,60 por quilômetro rodado.
Arriscando a vida no trânsito cada vez mais caótico de Campos, nossa população não pode seguir vítima de um pacote de austeridade municipal, estadual e nacional, parceiros do ultraliberalismo e da “uberização”, fenômenos que justificam o discurso do “empreendedorismo”, como se alguém escolhesse pedalar dezenas de quilômetros por dia, caso tivesse oportunidades de emprego formal.
O município possui capacidade de apresentar alternativas dignas para os trabalhadores campistas, gerar postos de trabalho formais, atrair investimentos e diversificar nossa economia, apostando em outros modelos que não sejam dependentes da indústria do petróleo.
*Gilberto Gomes é blogueiro do Folha1, estudante universitário e secretário de comunicação do Partido dos Trabalhadores em Campos dos Goytacazes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Gilberto Gomes

    [email protected]