Ponto Final - Reprovação a Bolsonaro para de subir no Datafolha
10/12/2019 08:26 - Atualizado em 10/12/2019 08:49
Freio na perda de popularidade
O jornal Folha de São Paulo divulgou mais uma pesquisa Datafolha com a avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro. De acordo com o levantamento, que ouviu 2.948 pessoas em 176 municípios do país na semana passada, a recuperação da atividade econômica ajudou o presidente a frear a perda de popularidade. O percentual dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo oscilou de 38% para 36%. O governo é considerado regular por 32% dos entrevistados (antes, por 30%), enquanto é avaliado como ótimo ou bom para 30% (antes, 29%). As oscilações são dentro da margem de erro, mas estancam a sangria do governo.
Resultados e apostas na economia
A taxa de reprovação ao governo tinha crescido de 30% para 38% nos primeiros oito meses depois da posse de Bolsonaro. A confiança na economia foi o que puxou o freio para perda de popularidade. A pesquisa captou vários sinais de que parte da população voltou a observar com otimismo a situação econômica. Segundo o Datafolha, 43% acham que ela vai melhorar nos próximos meses. Em agosto, 40% pensavam assim. Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a economia cresceu 0,6% no terceiro trimestre, resultado que levou os analistas a rever suas projeções para este ano e o próximo.
Moro melhor que Bolsonaro
No mesmo levantamento do Datafolha, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, continua com a aprovação maior que a de Bolsonaro. Moro é conhecido por 93% dos entrevistados, a taxa mais alta entre os ministros. E, dentre os que afirmam conhecê-lo, Moro foi avaliado como ótimo ou bom por 53%, como regular por 23%, e como ruim ou péssimo por 21%; 3% não responderam. O segundo ministro mais conhecido, com 80%, é Paulo Guedes (Economia). Mas o segundo ministro mais bem avaliado agora é Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), com 43%. Na pesquisa anterior, feita em agosto, era Guedes.
Projeto
Com o objetivo de garantir mais qualidade de vida para pessoas acamadas, evitando complicações que podem surgir ao passar longos períodos na mesma posição, estudantes do 6º período do curso de Engenharia Mecânica dos Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa) deram vida à uma alternativa bastante útil, criativa e barata. Os alunos Glauber Soriano Ribeiro e William Moreira Gomes Neto, sob a orientação da professora Laryce Souza, construíram quatro cadeiras de apoio para leito, a partir de tubos de PVC, que foram entregues, na última sexta-feira, aos internos do Asilo Monsenhor Severino.
Material ideal
A intenção é que este recurso permita aos idosos acamados se sentar à beira da cama para tomar medicação, assistir TV, fazer fisioterapia, entre outras atividades comuns do dia a dia. De acordo com a professora, a escolha do PVC se deu por outros três motivos além do baixo custo: é um material leve para ser transportado, possui alta resistência e fácil manutenção. Os alunos iniciaram o projeto a partir de uma visita ao Asilo, em novembro, para conhecer os leitos onde os idosos ficam concentrados e fazer as respectivas medições, a fim de encontrar uma dimensão ideal para as cadeiras.
Inspiração
A inspiração para os jovens veio de um projeto desenvolvido por um fisioterapeuta de São Paulo, que teve a ideia ao notar a dificuldade dos pacientes. Sem uma mobília preparada para que as pessoas possam se apoiar adequadamente, sentá-las em uma poltrona comum acaba trazendo mais riscos. E com esta alternativa, é reduzido o risco de queda, uma vez a cadeira fica acoplada no próprio leito, demandando apenas o auxílio de um profissional para ajudar a pessoa a se sentar.
Premiados
O projeto “Levantamento da qualidade da água das residências dos alunos” feito pelos estudantes da Escola Municipal José do Patrocínio ficou em primeiro lugar em sua categoria na XIII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI). O evento aconteceu nesse fim de semana no Cefet Maracanã, na capital, e é considerado o maior do estado sobre o tema, com 176 projetos expostos. O resultado foi divulgado no sábado. Outra escola municipal de Campos também ficou entre as vencedoras do evento: a Dr. Luiz Sobral, que conquistou o terceiro lugar com um projeto sobre robótica na junk arte.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS