MP pede novo afastamento de prefeito
02/12/2019 20:14 - Atualizado em 12/12/2019 14:27
Mal voltou ao cargo, na última semana, e o prefeito de Itaperuna, Dr. Marcus Vinícius (PL), enfrenta nova denúncia de desvio de dinheiro público e outro pedido de afastamento por parte do Ministério Público. A informação é do blog do jornalista Nino Bellieny, hospedado no Folha1.
Na nova denúncia, Marcus Vinícius e sua esposa e ex-secretária de Assistência Social Camila Pires são acusados de contratar uma organização social (OS) para prestar serviços à pasta com valores superfaturados.
A promotoria sustenta que tanto o prefeito como a primeira-dama – que atualmente ocupa o cargo de chefe de gabinete – vêm “sonegando informações ao Ministério Público e inserindo informações falsas nos processos administrativos de contratação e prestação de contas” da OS.
O promotor Bruno Menezes Santarém relata, no pedido, outros processos envolvendo o prefeito. “Por último, a mais grave fraude praticada na gestão de Marcus Vinícius foi a alteração de ofício e imediata publicação sem nova votação da Lei Municipal nº 774/2017, a denominada “Reforma Administrativa” já reconhecida pelo Tribunal de Contas do Estado como inconstitucional”.
Eleito em 2016, Marcus Vinícius ficou nove meses afastado por decisão judicial dentro de outro processo no qual ele é acusado de fraude na licitação para contratação de empresa para prestar o serviço de limpeza pública no município. No último dia 22 de novembro, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Octávio Noronha, determinou o retorno de Vinícius à Prefeitura de Itaperuna. Durante o período, quem comandou o município foi o vice-prefeito Rogerinho Bandole (Podemos), que rompeu relações políticas com o prefeito.
Vereadores também já tentaram emplacar dois processos de impeachment contra Marcus Vinícius na Câmara Municipal, porém, uma foi derrubada pelos próprios vereadores e outro suspenso por decisão da Justiça.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS