Prefeitura avalia desabamento de quadra poliesportiva
Virna Alencar 09/12/2019 15:25 - Atualizado em 17/12/2019 17:40
Foram suspensas nesta segunda-feira (9), as aulas da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa (Dofec), em São João da Barra (SJB), cuja parte do teto da quadra esportiva desabou na noite de sábado (7). A escola fica na sede do município, no trecho urbano da BR-356. Ninguém se feriu. Segundo a Prefeitura Municipal, a quadra estava com a estrutura comprometida devido a desgaste natural e, por esta razão, foi interditada desde o dia 17 de setembro. O órgão informou ainda que, nesta segunda-feira (9) estão sendo adotadas medidas de segurança, entre elas, uma vistoria para apuração do caso. Por conta do incidente, as aulas retornarão na próxima quarta-feira (11).
A prefeitura informou ainda que, na manhã desta segunda-feira (9), os secretários municipais de Obras e Serviços e de Educação e Cultura, Alexandre Magno e Daniel Damasceno, se reuniram no gabinete da Prefeitura, com o coordenador e o subcoordenador municipal de Defesa Civil, Wellington Barreto e Luís Fernando Duarte, para tratar do assunto e de como será feita a reconstrução da quadra.
A quadra estava interditada desde o dia 17 de setembro, quando a Defesa Civil emitiu laudo apontando deslocamento lateral no segundo pilar, à esquerda da quadra, devido à ruptura dos tirantes, ocasionada por desgaste natural. O mesmo relatório também apontou a necessidade de manutenção em outra ala da quadra, porém não emergencial, sendo necessário dar entrada nos trâmites licitatórios. O processo para a licitação, aberto em 9 de outubro, prevê a contratação de empresa especializada para a execução de serviços de engenharia para reforma e cobertura das quadras do Dofec e da Escola Municipal Luiz Gomes da Silva Neto, em Enjeitado. O serviço estava planejado dentro de um pacote de obras que está para ser executado.
“Tomamos as medidas cabíveis de interdição e agilizamos a obra emergencial dos pilares e telhados, já que, com o rompimento dos tirantes, algumas salas de aula, que também foram interditadas, poderiam ser atingidas. Mesmo com a avaliação não emergencial de outra ala da quadra, o local permaneceu interditado.”, relatou Alexandre Magno.
O secretário também explicou que desde o ocorrido está sendo realizada uma avaliação pela Coordenação de Fiscalização da Secretaria de Obras, a fim de apurar a causa do desabamento. A quadra foi construída em 2011. Instantes após o desabamento a rua foi interditada. A limpeza dos escombros será concluída nesta terça-feira (10).
Segundo a secretaria de Obras, há uma dezena de ações a serem executadas no município. Nesta listagem são consideradas prioridades as obras das quadras poliesportivas das escolas Chrisanto Henrique de Souza, no Açu, e a Elysio de Magalhães, Barcelos, que apresentam maior deterioração. Um convênio firmado com o Ministério da Cidadania, no valor de R$ 298.230,00, prevê a recuperação das quadras dessas escolas, que se encontram interditadas. A obra foi licitada e aguarda a liberação da verba por parte do governo federal.
“Viemos de um período de ações efetivas do governo na recuperação de prédios públicos e até o momento 17 escolas receberam a manutenção necessária. As quadras poliesportivas que apresentam problemas seguem interditadas”, disse Damasceno.
Também participou da reunião, realizada no gabinete da Prefeitura, a diretora do Dofec, Zielma Abreu. Ela explicou que comunicou à Secretaria de Educação no dia 16 de setembro a necessidade de vistoria na quadra. No mesmo dia a Secretaria de Educação comunicou à Secretaria de Obras e Serviços e a obra começou no dia seguinte. “Fomos prontamente atendidos e o acesso à quadra recebeu intervenção e em seguida a obra necessária. Nossos alunos passaram a utilizar o campo do estádio municipal para se prepararem para os Jogos Estudantis, que aconteceu na quadra do Ciep”, frisou. As aulas seguem normais a partir de quarta-feira (11).
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS