PSE atinge a meta de capacitação em Primeiros Socorros
12/12/2019 16:36 - Atualizado em 16/12/2019 16:22
  • "Capacitação que Salva" atinge meta

  • "Capacitação que Salva" atinge meta

  • "Capacitação que Salva" atinge meta

Lançado em maio de 2019, o projeto “Capacitação que Salva”, que visa oferecer noções de primeiros socorros para atuar junto a crianças em casos de mal súbito e acidentes, alcançou em 100%, já no primeiro ano, as creches pactuadas no ciclo do biênio até 2020. A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Cátia Mello, ressalta que cerca de 300 auxiliares de creches da rede municipal de ensino de Campos foram capacitados, de acordo com os parâmetros internacionais e nacionais.
O treinamento foi ministrado pela pediatra do PSE, Mariana Berlink, que participou do “Curso de Primeiros Socorros Pediátrico”, promovido pela Cruz Vermelha, no Rio de Janeiro, que segue parâmetros da lei 13.722/18. A chamada Lei Lucas torna obrigatória a capacitação, em “Noções Básicas de Primeiros Socorros”, de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.
— O projeto “Capacitação que Salva” permite capacitar de forma mais segura e atualizada os colaboradores das creches e escolas do município, proporcionando mais segurança não só para nossas crianças, mas para toda a sociedade. São conhecimentos gerais que se aplicam em todas as idades — frisou Mariana Berlink que, durante as capacitações, tem o apoio da técnica em enfermagem Herlani Anastácio.
Entre os conteúdos repassados estavam: “Parada Cardiorrespiratória – PCR”, “Fases de Desenvolvimento Motora”, “Reanimação Cardiopulmonar – RCP”, “Engasgo; “Técnicas de tapotagem”; “Ferimentos, Hemorragias e Queimaduras (FHQ)”; “Hemorragia Nasal”; “Trauma no olho e órbita”; “Intoxicação” e “Quedas”.
Até 2020, a expectativa do Projeto “Capacitação que Salva” é atingir todas as creches municipais, segundo a coordenadora do PSE, Cátia Mello.
— Atividades de educação e saúde na temática de Primeiros Socorros são imprescindíveis, a fim de prevenir ou diminuir danos à saúde da criança e até mesmo, em algum imprevisto, salvar sua vida — avaliou Cátia.
O PSE é um programa do Governo Federal e em Campos está vinculado às secretarias municipais de Saúde e Educação. Em 2017, o Programa foi encontrado parado e foi reativado em abril do mesmo ano pela Prefeitura de Campos.
Informações e fotos: Supcom Campos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS